segunda-feira, 9 de junho de 2014

O que tiver de ser - capítulo 1


O QUE TIVER DE SER
CAPÍTULO 1

WEB NOVELA DE
LEANDRO BRASIL


ESCRITA COM A COLABORAÇÃO DE:

ISAAC SANTOS
RAFAEL BARBOSA
RAUL FELIPE SENNGER

CENA 01. FACHADA DO PRÉDIO DE LETÍCIA. EXTERIOR. NOITE.
São Paulo. Chove muito. Relâmpagos e trovões. Câmera vai se aproximando aos poucos do prédio onde fica o apartamento de Letícia. Clima sombrio. Corta para:

CENA 02. APTO LETÍCIA. SALA. INTERIOR. NOITE/ DIA.
Mais de meia-noite. Apartamento de classe média, bem decorado. Ambiente escuro, iluminado apenas pelos relâmpagos de vez em quando. Vemos a silhueta de uma mulher sentada desconfortavelmente no sofá. Nos aproximamos aos poucos até identificarmos Letícia (30), que chora arrasada. Um tempo na tristeza dela. Ouvimos a voz de Gustavo, furioso.
GUSTAVO       - (off) Assim não dá mais, Letícia! Do jeito que as coisas estão, acho que é melhor cada um ir pro seu canto.
Letícia fica ainda mais arrasada ao relembrar isso. Um relâmpago ilumina seu rosto. Câmera vai para a janela e vai voltando aos poucos para o sofá, mostrando que o dia já amanheceu e que Letícia continua lá, arrasada. Com a luz do dia, vemos certa bagunça ao seu redor: um jarro quebrado, um porta retrato no chão, um copo de bebida pela metade, etc. Letícia olha ao redor, meio desorientada, pega o copo de bebida e o joga furiosa contra a parede no exato momento em que Soninha (36) vai chegando no apartamento. Soninha usa grandes óculos escuros e já está vestida como uma perua apesar de ser tão cedo. Ela leva um susto com a atitude da irmã.
SONINHA        - Opa, mas o que é isso? Quer derrubar o prédio?
LETÍCIA            - (furiosa) Por que você não veio assim que eu liguei?
SONINHA        - Eu tinha coisa muito melhor pra fazer, né? Ontem o Edu dormiu lá em casa. (ri) Quer dizer, dormir foi a única coisa que a gente não fez, se é que você me entende, mas enfim, eu vim o mais rápido que pude. O incêndio já tá sob controle?
LETÍCIA            - Quer parar com esse tom irônico?
SONINHA        - Desculpa. (T) Por que foi que você e o Gustavo brigaram dessa vez?
LETÍCIA            - Nem sei direito, Soninha. A gente briga todos os dias, já virou até um vício! (T) Mas dessa vez foi mais sério: ele falou em separação, saiu de casa e ainda não voltou.
Soninha olha para Letícia sem saber direito o que dizer. Tempo.
SONINHA        - E por causa disso você passou a noite em claro.
LETÍCIA            - Dá pra perceber?
SONINHA        - (ri) Já se olhou no espelho, Letícia? Você tá cheia de olheiras, tá parecendo uma bruxa! Vem, vamos tomar um banho e dar um jeito nessa cara agora mesmo, porque se você aparecer assim na frente do Gustavo, aí, meu amor, ele vai ter um motivo mais do que justo pra querer pedir o divórcio.
Soninha vai empurrando Letícia em direção ao quarto. Ela se irrita.
LETÍCIA            - Para com isso.
SONINHA        - Anda, me obedece.
Corta rápido para:

CENA 03. APTO LETÍCIA. QUARTO DO CASAL. INTERIOR. DIA.
Letícia se olhando no espelho. Tomou banho, penteou os cabelos, vestiu outra roupa e está com aspecto muito melhor.
SONINHA        - Pronto. Tá linda. Agora é só esperar o maridão chegar, ter aquela dr chata e fazer as pazes.
LETÍCIA            - (desanimada) Será? Tô achando que dessa vez não vai ser tão fácil.
SONINHA        - Que é isso, você vai tirar de letra. Quando o Gustavo chegar, você pede perdão a ele e/
LETÍCIA            - (corta) Por que eu é que tenho que pedir perdão?
SONINHA        - Porque um dos dois tem que ceder e já que a coisa tá feia e ele falou até em se separar, não tem jeito, amor. Dessa vez é você que vai dar o braço a torcer. Por favor, Letícia, se controla. Não vai dar mais nenhum piti!
Soninha abraça Letícia, que está triste. Corta para:

CENA 04. APTO LETÍCIA. SALA. INTERIOR. DIA.
Sofia (8) já indo para a escola em companhia da empregada Ana (28). Soninha e Letícia voltam do quarto. Sofia ficar feliz ao ver a tia e as duas se abraçam.
SOFIA               - Tia Soninha!
SONINHA        - Oi, meu amor! Nossa, que linda, que você tá! (a Ana) Bom dia, Ana.
ANA                  - Bom dia. Vamos indo, Sofia? A gente vai se atrasar.
SOFIA               - Vamos.
LETÍCIA            - Ei, esperem. Eu não ganho beijo?
Sofia beija a mãe e percebe a tristeza dela.
SOFIA               - Tá tudo bem, mãe?
LETÍCIA            - Tá, meu amor. Tá tudo ótimo. Vai. Vai pra sua escola.
Sofia vai saindo acompanhada de Ana.
SOFIA               - Tchau.
SONINHA        - Tchau, querida. Boa aula!
Sofia e Ana saem. Soninha encara Letícia.
SONINHA        - Você e o Gustavo tem que parar com isso, Letícia. Pelo bem da Sofia! Ou vocês resolvem ficar juntos numa boa ou então se separem de uma vez. Viver assim como vocês estão é que não dá.
LETÍCIA            - Eu tô cansada, Soninha. Cansada de estar sempre pedindo perdão pro Gustavo.
SONINHA        - E por que será que você é quem tem que se desculpar sempre, hein?
LETÍCIA            - (irritada) Quê que você quer dizer com isso? Que eu é que tô sempre errada?
SONINHA        - Você é quem disse isso.
Nesse momento Gustavo (33) chega. Está com aparência de cansaço. Letícia o olha, apreensiva. Soninha vai até ele e o abraça.
SONINHA        - Bom dia, Gustavo. Tudo bem?
GUSTAVO       - (sincero) Não, Soninha. Tudo péssimo.
Gustavo olha muito sério para Letícia.
SONINHA        - Bom, eu vou indo. Vocês precisam conversar.
Soninha beija Letícia, pega a bolsa e vai em direção à porta da rua.
SONINHA        - Tchau, amores. Conversem numa boa, tá! Juízo.
Soninha sai. Gustavo e Letícia se encaram muito sérios. Corta para:

CENA 05. APTO LETÍCIA. QUARTO DO CASAL. INTERIOR. DIA.
Gustavo fazendo a mala diante de Letícia, que está muito abalada.
LETÍCIA            - Você não pode fazer isso, Gustavo. Não se jogam dez anos de casamento fora assim, de uma hora pra outra.
Gustavo fala num tom de voz calmo. Não quer discussões.
GUSTAVO       - Não é de uma hora pra outra, Letícia!
LETÍCIA            - (se aproxima dele) Todo casal passa por crises. É normal. Mas a gente pode superar isso. Nós temos uma filha pra criar.
GUSTAVO       - (arrumando as roupas) Para de usar a Sofia como uma desculpa pra gente continuar juntos! Se você parar pra pensar nós já estamos separados há muito tempo. A nossa filha é a única coisa que ainda nos mantém vivendo sob o mesmo teto.  Mas só isso não é suficiente.
LETÍCIA            - Mas Gustavo, eu/
Letícia fica furiosa ao vê-lo arrumando as roupas e joga a mala dele no chão.
LETÍCIA            - Olha pra mim!
GUSTAVO       - (já perdendo a paciência) Quê que é, Letícia?
LETÍCIA            - Fala a verdade. Você tem outra, não é?
GUSTAVO       - (ri) Tá vendo só? Esse teu ciúme foi uma das coisas que destruiu o nosso amor. Isso não é saudável, sufoca as pessoas, sabia? (pausa) Se isso faz você se sentir melhor, não, Letícia, eu não tenho outra. Quando eu arranjar uma namorada você e a Sofia vão ser as primeiras a saber, até porque eu quero que todas vocês se deem bem e convivam civilizadamente.
LETÍCIA            - Mas se o problema é o meu ciúme, eu posso mudar e/
GUSTAVO       - (corta) Esse é só um dos problemas e você sabe disso. Olha, Letícia, a minha decisão já tá tomada. Essa separação vai ser melhor pra todo mundo. A Sofia não merece crescer em meio a um casamento fracassado, em meio a tantas discussões. E nós ainda somos jovens. Temos o direito de ser felizes, de recomeçar as nossas vidas ao lado de outras pessoas.
LETÍCIA            - (furiosa) Nunca! Eu não vou te dar o divórcio nunca, ouviu? Nunca!
GUSTAVO       - Eu entendo que você esteja de cabeça quente. Outra a hora a gente conversa com mais calma. (T) Bom, eu vou indo pro escritório. Mais tarde eu passo aqui, pego as minhas coisas e a gente conta a nossa decisão pra Sofia.
LETÍCIA            - Decisão sua, não minha!
GUSTAVO       - (impaciente) Que seja. Tchau, Letícia. Fica bem.
Gustavo sai. Letícia cai na cama chorando muito. Close dela e fusão:

CENA 06. SÃO PAULO. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. DIA.
Lindas imagens da cidade, terminando no grande prédio comercial onde fica o escritório de arquitetura onde Gustavo trabalha. Corta para:

CENA 07. SAGUÃO DO PRÉDIO COMERCIAL/ ELEVADOR. INT. DIA.
Muita movimentação. Gustavo entrando no elevador. Andréa (26) chega apressada.
ANDRÉA         - Segura o elevador pra mim, Gustavo.
Gustavo faz o que ela pede e Andréa entra no elevador.
ANDRÉA         - Bom dia.
GUSTAVO       - (triste) Bom dia.
ANDRÉA         - Algum problema?
O elevador fecha. Corta rápido para:

CENA 08. ESCRITÓRIO. SALA DE GUSTAVO. INTERIOR. DIA.
Gustavo já desabafou com Andréa.
ANDRÉA         - Sinto muito, Gustavo. Uma separação é sempre muito traumática, né?
GUSTAVO       - É, mas não podia ser de outra forma, Andréa. Eu e a Letícia... Não dá mais! A coisa se tornou insustentável.
ANDRÉA         - Eu quero que você saiba que pode contar comigo pro que precisar, tá bom?
GUSTAVO       - Obrigado pela força.
Andréa vai saindo da sala. Gustavo a olha com certo interesse. Close de Andréa mal disfarçando sua felicidade. Corta para:

CENA 09. APTO LETÍCIA. QUARTO DO CASAL. INTERIOR. DIA.
Letícia deitada na cama, chorando muito. Câmera abre nela e vai até Soninha, que fala ao celular com o namorado.
SONINHA        - (ao tel) Pois é, amor, acho que não vai dar pra te encontrar na academia. Tô aqui com a minha irmã, tadinha. Ela brigou com o marido e tá na maior deprê.
LETÍCIA            - Eu não sou criança. Sei me cuidar sozinha.
SONINHA        - Mal agradecida! (ao tel) Não, amor, não foi com você não. É a Letícia, que tá insuportável. Olha, eu tenho que desligar. Vou consolar ela e qualquer coisa a gente se vê à noite, tá? (T) Também te amo. Beijo, tchau. (desliga) E você, Letícia, vamos parar com esse chororô?          
LETÍCIA            - Vai embora, Soninha, por favor!
SONINHA        - Para com isso. Separar não é o fim do mundo, não. Você não nasceu grudada no Gustavo! Levanta essa cabeça, recomeça a tua vida, parte pra outra, mulher!
LETÍCIA            - É fácil pra você, falar, né? Já teve mil maridos, troca de namorado mais do que de roupa, nunca se envolveu seriamente com ninguém! Você não sabe o que é amar alguém de verdade, como eu amo o Gustavo. E acho que nunca vai saber. (se arrepende do que disse) Desculpa.
SONINHA        - Tudo bem. Você acha que eu ligo pro que você e os outros pensam de mim? A vida é minha, quem paga as minhas contas sou eu e ninguém tem nada a ver com quem eu namoro ou levo pra cama.
LETÍCIA            - Eu sei, eu não queria dizer aquilo, eu/
SONINHA        - (corta) Eu já disse que tá tudo bem, você não me ofendeu, não. Mas eu tô preocupada com você. Melhora essa cara, vai!
LETÍCIA            - (sorri) Você é a melhor irmã do mundo. Mas eu preciso muito ficar sozinha. Vai encontrar o teu namorado.
SONINHA        - Não, eu vou ficar com você.
LETÍCIA            - Não precisa se preocupar. Eu acabei de tomar um calmante. Vou dormir um pouco.
SONINHA        - Tem certeza que vai ficar bem?
LETÍCIA            - Tenho. Pode ir.
SONINHA        - Ah, então eu vou fazer uma surpresa pro Edu. Mais tarde eu volto. Tchau, querida.
Soninha beija Letícia e sai. Ela continua triste. Corta para:

CENA 10. SÃO PAULO. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. DIA.
Mais imagens da cidade. Corta para:

CENA 11. FACHADA DE UM BANCO. EXTERIOR. TARDE.
Júlio (31) saindo do banco onde trabalha e se despedindo fora de áudio de um colega. Ele anda um pouco, procurando um táxi. Até que avista um e faz sinal. O táxi para e ele entra. No táxi andando, o Corte.

CENA 12. FACHADA DA CASA DE PAOLA. EXTERIOR. TARDE.
Plano de localização da bonita casa de classe média de Paola e Rubens.
PAOLA             - (off) Se arruma logo, Lucas. Daqui a pouco o teu pai tá aqui.
Corta para:

CENA 13. CASA DE PAOLA. SALA. INTERIOR. TARDE.
Rubens (35) refestelado no sofá, vendo futebol na tv. Paola (29) vem chegando do quarto de Lucas. Beija o marido e senta ao lado dele.
RUBENS         - Você dá confiança demais pra esse teu ex-marido. Por mim ele só vinha aqui uma vez por mês e olhe lá.
PAOLA             - Ele é pai, Rubens. Tem o direito de ver o filho.
Campainha toca. Paola vai atender. Júlio entra. Todos trocam cumprimentos: “Oi”, “Como vai?”. “Tudo bem?”, etc. Todos ficam meio constrangidos.
RUBENS         - (mal humorado) Acabou o jogo. Vocês vão me dar licença. Eu vou tomar um banho. Fique à vontade, Júlio.
JÚLIO               - Obrigado, Rubens.
Rubens sai. Júlio meio irritado.
JÚLIO               - Educado como sempre, né?
PAOLA             - Por favor, Júlio, não implica.
JÚLIO               - (irônico) Tá bom, Paola, eu é quem sou o implicante. (T) Cadê o Lucas?
PAOLA             - Tá acabando de se arrumar. Ah, olha ele aí!
Lucas entra e abraça o pai, muito feliz.
LUCAS             - Pai!
JÚLIO               - Como é que tá, filhão?
PAOLA             - O Lucas tá um pouquinho gripado, Júlio. Cuidado com ele, por favor!
JÚLIO               - Eu sei cuidar do meu filho muito bem.
PAOLA             - Nunca é demais lembrar. (lembra-se) Ah, hoje vê se traz ele antes das cinco. Nós vamos no aniversário de um amiguinho da escola dele.
JÚLIO               - (irritado) Ah não, Paola, eu já vejo o Lucas tão pouco e você ainda/
PAOLA             - (corta) A gente já tinha combinado desde semana passada, esqueceu? Custa trazer o Lucas um pouco mais cedo? Amanhã você leva ele pra passar o sábado e o domingo com você. Deixa de má vontade, Júlio.
Na irritação de Júlio, corta para:

CENA 14. PARQUINHO. EXTERIOR. TARDE.
Júlio e Lucas felizes, passeando e brincando num parquinho. Fundo musical tranquilo. Um tempo na alegria dos dois ecorta para:

CENA 15. APTO LETÍCIA. QUARTO SOFIA. INTERIOR. TARDE.
Sofia diante de Letícia e Gustavo. Eles falam com calma.
SOFIA               - Vocês estão se separando?
LETÍCIA            - (triste) Estamos, filha. A mamãe e o papai resolveram que querem ser apenas amigos de hoje em diante.
SOFIA               - Mas por quê?
GUSTAVO       - Porque... Porque vai ser melhor pra todos nós, Sofia. É melhor separar do que viver brigando, você não acha? (pausa) Mas nós continuamos sendo seus pais, meu amor. Eu vou me mudar, mas venho te ver todos os dias. E você também vai poder me visitar sempre que quiser no meu novo apartamento. Lá vai ter um quarto só pra você.
SOFIA               - Quer dizer que eu vou ter duas casas?
GUSTAVO       - Isso mesmo.
SOFIA               - (feliz) Legal!
Gustavo sorri para Letícia, que continua triste. Corta rápido para:

CENA 16. APTO LETÍCIA. SALA. INTERIOR. TARDE.
Abre em Rosália (55) indignada diante de Letícia.
ROSÁLIA         - Separados! Eu quase não acreditei quando a Soninha me contou.
LETÍCIA            - (irritada) Ela não tinha nada que fazer fofoca!
ROSÁLIA         - E por acaso eu não tenho o direito de saber? Eu sou sua mãe, embora às vezes você esqueça disso! (T) Onde é que você tá com a cabeça, Letícia? Um bom partido como o Gustavo você não vai encontrar nunca. Mas eu sabia que isso ia acabar acontecendo. Você tanto fez que  ele finalmente se cansou desses teus ataques ridículos de ciúmes e te deu um pé na bunda! Você entrou na fila da burrice duas vezes, minha filha! Só sendo muito burra pra deixar escapar um homem desses!
LETÍCIA            - Olha, mãe, eu não tô no clima pra escutar sermão não, tá bom? Eu vou dar uma saída, senão eu vou acabar ficando louca! Cuida da Sofia!
Letícia pega a bolsa e vai saindo.
ROSÁLIA         - Espera, aonde você vai?
Letícia sai, batendo a porta. Rosália furiosa.
ROSÁLIA         - E eu ainda vou ter que bancar a babá? Eu mereço, viu!
Corta para:

CENA 17. SÃO PAULO. RUAS. EXTERIOR. TARDE.
Letícia dirigindo, muito triste. Tempo na tristeza dela. No rosto de Letícia, Fusão:

CENA 18. SÃO PAULO. RUAS. EXTERIOR. TARDE.
O rosto de Letícia faz uma fusão com o rosto de Júlio, que anda nas ruas, um pouco triste. Corta para:

CENA 19. SÃO PAULO. RUAS. EXTERIOR. TARDE.
Arrasada, Letícia continua dirigindo. Tudo acontece rápido: em determinado momento ela quase perde o controle do carro e freia rapidamente, evitando bater em um poste. Júlio, que ia passando nesse exato momento, vai até ela, assustado. Letícia sai do carro, meio tonta. Pessoas olham de longe.
JÚLIO               - Você tá bem, moça?
LETÍCIA            - Tô sim. Foi só um susto.
JÚLIO               - Tem certeza? Não tá sentindo nada?
LETÍCIA            - Já disse que tô bem. Me deixa!
Letícia começa a chorar, arrasada. Júlio a olha com pena.
JÚLIO               - Você pode estar tudo, menos bem. Deixa eu te levar em casa. Você não tá em condições de dirigir.
LETÍCIA            - Eu jamais sairia na companhia de um desconhecido.
JÚLIO               - (sorri) Não seja por isso. (estende a mão) Meu nome é Júlio. E o seu?
Letícia também sorri, apesar da tristeza. Gostou da espontaneidade dele.
LETÍCIA            - (pegando na mão dele) Letícia.
Os dois sorriem um para o outro. Corta para:

CENA 20. LUGAR BONITO E TRANQUILO. EXTERIOR. TARDINHA.
O carro para em um lugar bem bonito e tranquilo onde é possível ver o pôr do sol. Júlio está ao volante. Ele e Letícia descem do carro.
JÚLIO               - Não entendi até agora por que você quis descer aqui.
LETÍCIA            - Esse lugar me dá paz. Eu costumo vir aqui sempre que... sempre que eu tô triste.
JÚLIO               - É. Aqui é muito bonito mesmo.
Os dois ficam em silêncio um pouco. Letícia olha para Júlio.
LETÍCIA            - Impressão minha ou você tá com algum problema?
JÚLIO               - (triste) Quem é que não tem problemas? (pausa) Mas primeiro me fala de você. Por que é que você tava tão abalada daquele jeito?
Letícia volta a ficar triste. Corta para:

CENA 21. ACADEMIA DE GINÁSTICA. INTERIOR. TARDE.
Academia de luxo, muito movimentada. Câmera explora o ambiente, mostrando homens e mulheres fazendo ginástica. Soninha chega toda feliz e anda a procura de Edu. Uma amiga (30) se aproxima, um pouco assustada.
SONINHA        - Oi, Mila. Tudo bem? Viu o Edu por aqui?
MILA                 - Vi, amiga, mas não sei se você vai gostar de ver ele.
SONINHA        - (surpresa) Como assim? Vai, Mila, fala! Você tá me assustando!
MILA                 - (aponta) Olha lá.
Soninha olha e leva um susto: Edu (28) está em uma esteira junto com uma loira (25) de corpo escultural. Os dois fazem exercício. Ele atrás dela, lhe agarra e dá beijinhos. Ela ri, gostando da brincadeira. Soninha perplexa.
SONINHA        - (baixo para Mila) Desgraçado!
Na fúria de Soninha, o corte.

CENA 22. LUGAR BONITO E TRANQUILO. EXTERIOR. TARDINHA.
Letícia desabafa com Júlio. Conversa já em andamento.
LETÍCIA            - Quando ele me falou em separação eu fiquei pra morrer. A gente nunca casa achando que vai se separar depois.
JÚLIO               - Eu sei do que você tá falando. Eu também me separei da minha mulher há dois anos. Tenho direito de ficar com o meu filho apenas nos finais de semana. Você tem ideia de como é triste pra um pai que ama o filho poder ver ele apenas de vez em quando, com hora marcada?
LETÍCIA            - (pensativa) Deve ser uma barra mesmo. (ri, um pouco sádica) O Gustavo agora vai saber o que é isso. (T) Você tem um bom relacionamento com a sua ex?
JÚLIO               - Não. Ela e o marido odeiam quando eu vou lá ver o Lucas.  E ele também sofre muito com isso. As crianças sempre percebem o clima pesado. É por isso que eu te peço: entra num acordo bom com o teu marido. Não cria nenhum empecilho pra ele ver a filha de vocês.
LETÍCIA            - (sensibilizada) Eu... Eu jamais faria isso.
Pausa. Os dois se olham.
LETÍCIA            - Foi muito bom conversar com você. Você me ajudou muito.
JÚLIO               - A separação é um recomeço, Letícia. A partir de agora você vai ter que aprender a lidar com a sua nova vida. Dói muito no início, mas aos poucos a ferida vai cicatrizando. Eu digo por experiência própria.
LETÍCIA            - Bom, agora... Eu... tenho que ir.
JÚLIO               - Eu te levo.
LETÍCIA            - Não. Não precisa. Muito obrigada pela gentileza, mas eu já tô bem melhor. Posso dirigir.
JÚLIO               - Me dá o seu telefone, então. A gente pode sair qualquer dia desses. Pegar um cinema, jantar...
Júlio percebe que Letícia está meio em dúvida.
JÚLIO               - (ri) Olha, eu não sou nenhum psicopata assassino não, viu? Tô pedindo só o seu telefone e te convidando pra sair depois. Como amigo, claro. Ou você não acredita que um homem e uma mulher possam ser amigos?
LETÍCIA            - (confusa) Não é isso, é que/ (pensa um pouco) Por que não? Claro que eu te dou o meu telefone.
Júlio feliz. Ele e Letícia sorriem um para o outro. Corta para:

CENA 23. ACADEMIA DE GINÁSTICA. INTERIOR. TARDINHA.
Continuação da cena 21. Soninha vai devagar em direção a Edu e à amante.
MILA                 - Calma, amiga, o que você vai fazer?
SONINHA        - (sussurra) Shhh. Fica quieta.
Soninha se aproxima devagar da esteira onde os dois estão. Eles continuam distraídos se agarrando e não a veem. Ao chegar à esteira, Soninha rapidamente ajusta o botão de velocidade da esteira, que acelera na hora. Edu e a amante levam um susto e correm desesperadamente.
EDU                  - O que é isso?
AMANTE          - Socorro, Edu, desliga isso!
Os dois ainda tentam desligar, mas acabam escorregando e caindo.
SONINHA        - (grita) Safado, vagabundo, cachorro!
Edu e a amante se levantam e levam um susto ao ver Soninha.
EDU                  - Calma, Soninha, não é nada disso que/
Um grande tapa dado por Soninha interrompe a fala dele.
SONINHA        - Acabou, entendeu? Acabou! Fica com essa vagabunda siliconada e esquece que eu existo!
AMANTE          - (furiosa) Opa, siliconada não, minha filha! Isso aqui é tudo natural.
SONINHA        - Natural vai ser a marca da minha mão na tua cara, sua biscate!
Soninha parte para cima da amante, que grita. As duas se agarram e começam a brigar. Várias pessoas olhando e se divertindo com a confusão. Soninha dá vários tapas na loira e puxa os cabelos dela. Um rapaz registra tudo com o celular e tira uma foto bem engraçada de Soninha batendo na outra. Imagem congela nas duas brigando. Funde com a próxima cena.

CENA 24. APTO SONINHA. SALA. INTERIOR. DIA.
Dia seguinte. Foto tirada na cena anterior em destaque. Câmera recua e vemos que ela já está publicada em um site de fofoca e que Rosália está vendo tudo em um tablet. Furiosa, ela joga o tablet no sofá onde Soninha está deitada.
ROSÁLIA         - Que vergonha, Soninha! Mais um escândalo por causa desses seus namoricos de uma semana!
SONINHA        - A senhora queria que eu visse o safado me traindo e não fizesse nada, é isso?
ROSÁLIA         - Eu queria que você tomasse jeito e botasse a cabeça no lugar! Você é Soninha Bassan, tem um nome a zelar! (pega um porta retrato e mostra a ela) Coitado do Giácomo! Nem imagina o uso que você faz da fortuna que ele te deixou. Gastando tudo com esses gigolôs que você arranja. Você devia ter um pouco mais de respeito à memória do homem maravilhoso que era o Giácomo. Foi ele quem te amparou, sempre te deu tudo!
SONINHA        - Eu adorava o Giácomo, mamãe. Sou muito grata a tudo que ele me deu e fez por mim. Mas não é porque ele morreu que eu vou virar freira.
ROSÁLIA         - Soninha, por favor, me escuta. Eu/
SONINHA        - (corta) Posso te pedir um favor, mamãe?
ROSÁLIA         - O quê, filha?
SONINHA        - (grita) Me deixa em paz!
Soninha sai, furiosa. Rosália olha para a foto de Giácomo, que já devia ter mais de 60 anos quando ela foi tirada.
ROSÁLIA         - É, Giácomo. Eu devo ter feito algo muito grave na outra encarnação. Filhas como a Letícia e a Soninha só podem ser carma! É isso: carma!
Em Rosália desanimada olhando a foto de Giácomo, corta para:

CENA 25. APTO LETÍCIA. SALA. INTERIOR. DIA.
Letícia abrindo a porta para Júlio. Ele entra e olha o apartamento, admirado. Letícia meio desconfortável.
JÚLIO               - Muito bonito o seu apartamento.
LETÍCIA            - Obrigada. (T) Olha, Júlio, quando você me ligou pedindo pra vir aqui, eu pensei em recusar. Sabe, até ontem nós nem nos conhecíamos e você já tá querendo frequentar o meu apartamento!
JÚLIO               - Calma. Eu vim só te convidar pra dar um passeio. O dia tá tão bonito!
LETÍCIA            - Você não acha que tá indo rápido demais, não?
Campainha toca. Letícia vai atender, irritada, e leva um susto ao ver Gustavo.
LETÍCIA            - Gustavo?
GUSTAVO       - Oi, Letícia. Se você não se incomoda eu gostaria de levar a Sofia pra passar o dia comigo e/
Gustavo se surpreende ao ver Júlio.
GUSTAVO       - Quem é esse cara?
LETÍCIA            - Esse é o Júlio, um/
GUSTAVO       - (corta, irritado) Quem diria, hein, Letícia? Ficou fazendo gênero, dizendo que não queria se separar, me acusando de te trair e no entanto você é quem tá de namorado novo no dia seguinte à nossa separação.
LETÍCIA            - Que é isso, Gustavo, você tá enga/
GUSTAVO       - (corta) Quem sabe você já não me traia com ele antes e dava aqueles ataques de ciúmes pra disfarçar, hein?
JÚLIO               - Cara, não é nada disso. Eu posso/
GUSTAVO       - (corta, furioso) Cala a boca! (a Letícia) Me diz, Letícia: desde quando eu era feito de idiota? Há quanto tempo você me traia com esse sujeito?
Gustavo furioso querendo uma resposta. Júlio surpreso com tudo. No susto e na perplexidade de Letícia,
Corta.

FIM DO CAPÍTULO 1. 

Um comentário:

  1. Eita danado! já começou pegando fogo! :D Ansiosa pelo próximo capítulo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...