quinta-feira, 27 de março de 2014

Esses Amores

Filme é uma declaração de amor do diretor Claude Lelouch pelo cinema dentro e fora da tela 

Por Túlio Vasconcelos

O melodrama “Esses amores” (Ces Amours-là, França, 2010) de Claude Lelouch é uma declaração de amor ao cinema. Este realizador francês despontou para uma carreira internacional com a obra-prima “Um homem, uma mulher” em 1966, ganhando a Palma de Ouro do Festival de Cannes e lotando salas de cinema mundo a fora. Lelouch é um dos principais expoentes da Nouvelle Vague ao lado de outros grandes nomes como Alain Resnais, Jean-Luc Godard e François Truffaut.  



Em sua primeira cena, “Esses amores” releva o tom pessoal de Lelouch. A sequência abre a projeção com imagens que fazem alusão ao cinema mudo, mostrando um homem com um cinematógrafo semelhante ao dos irmãos Lumière. O filme francês lida às vezes com temas pouco confortáveis como os horrores da Segunda Guerra, mas ele é a síntese sobre coragem e amor e suas consequências. Ilva Lemoine (Audrey Dana) é uma bela mulher com o defeito de “se apaixonar rápido demais” - como afirma a própria personagem - e acaba pagando caro por isso. A vida dela é contada desde adolescência, no começo da guerra, até ser julgada por um crime ocorrido durante a ocupação nazista na França. O filme é uma grande narrativa em flashback e, a partir desse julgamento, a história vira, então, uma coleção de memórias d’esses amores.

Ilva é filha de uma ex-prostituta e vive aos cuidados de Maurice, seu amoroso padrasto. Ela é lanterninha do cinema onde ele trabalha como projecionista. Acusado de integrar a resistência francesa, ele é capturado. Tentando evitar que o padrasto seja fuzilado pelas tropas inimigas, Ilva recorre a um oficial alemão, que salva a pele de Maurice. A jovem troca o seu jovem namorado francês pelo militar alemão. Anos depois quando os aliados conseguem libertar a França do domínio inimigo, ela é vista como suspeita.

Quando é quase presa, Ilva é resgatada por dois soldados americanos Jim e Bob e termina se apaixonando por ambos. A decisão com quem ela irá se casar sai, então, de um cara ou coroa. Jim, entretanto, assassina Bob, sem que a moça saiba. Ilva se casa com o homem errado e eles vão morar nos Estados Unidos. O casal não vive bem e, por isso, ela pede o divórcio ao marido, voltando sozinha para Paris. Na tentativa de salvar o casamento, Jim vai ao encontro de Ilva, mas, por acidente, ela o mata.

No cinema, como em outras artes, não importa o tema escolhido. Na verdade, o mais importante é a forma como ele é tratado. Lelouch aborda em seu filme uma das épocas mais áridas da humanidade, mas, mesmo assim, ele consegue oferecer à plateia uma projeção forte e poética. Vez por outra, o diretor intercala a fala dos personagens em cena com trechos de filmes clássicos como “E o Vento Levou” e “Águas Tempestuosas” no cinema onde Ilva trabalha. A mise-en-scène (disposição dos elementos visuais no quadro) é organizada em cada cena com habilidade.  O cineasta consegue retratar Paris - onde maior parte do enredo se desenrola - durante a época que o filme cobre de forma convincente. Há quase um abandono pela música não diegética (ouvimos na maior parte do longa-metragem canções produzidas pelos personagens, em especial o advogado no piano e o oficial alemão com uma escaleta).

A fotografia e a direção de arte estão notáveis, somando-se à qualidade da direção de Claude Lelouch, além de um elenco impecável. Às vezes, temos a impressão de que não há ninguém dirigindo os atores. Destaque para Audrey Dana e Laurent Couson, nos papéis de Ilva e Simon, respectivamente. A cena final tem grande importância para explicar os 50 anos de carreira do realizador francês, como ele faz questão de ressaltar no início da trama.

Esses Amores (Ces Amours-là, França, 2010)
Direção: Claude Lelouch
Elenco: Audrey Dana, Dominique Pinon, Anouk Aimée
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama

Um comentário:

  1. Aina não conhecia essa "aparentemente" bela dramaturgia. Me parece uma história fantástica!

    Vou buscar pra ver se eu assisto no próximo final de semana!

    Bela resenha!

    http://caraguabeach.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...