domingo, 12 de janeiro de 2014

Um Beijo Para o Recalque


Por Henrique  Melo

Agora que 2013 chegou ao fim,  as festividades se encerraram, e você sobreviveu às piadas do pavê e às perguntas de sua tia solteirona, eis a hora de retirar os enfeites de Natal da sala e aquela linda guirlanda com neve artificial da porta. Vou pular o discurso otimista característico desta época, porque todos já o conhecem por ouvi-lo de janeiro a janeiro, como diria a música do Nando Reis. Porém relembrar é viver, por isso falarei aqui sobre o “Ano do Recalque”... Você está se perguntando o “porquê” do apelido. Porque em 2013 este termo foi repetido como nunca, quase à exaustão.

No dicionário Aurélio, recalque tem o seguinte significado:

 “s.m. O mesmo que recalcamento. / Psicanálise: Processo inconsciente pelo qual uma idéia, sentimento ou desejo que o indivíduo tem por repugnante é por este excluído de admissão consciente  mas persiste na vida psíquica, causando distúrbios mais ou menos graves. (Deve-se a Freud a teoria do recalque.) (Sin.: censura.)”


Deu para entender que, literalmente falando, a palavra recalque se relaciona aos processos de Engenharia Civil, como é o caso da Torre de Pisa, que é toda trabalhada em cima do recalque...

 O Recalque Diferencial é o fenômeno que ocorre ao famoso monumento italiano, cujo solo sob o qual foi erigido sofreu um adensamento. Então não se preocupe, pois até a Torre de Pisa é recalcada!

E também no momento “Freud explica” desta postagem, o pai da Psicanálise classificou o recalque como aqueles pensamentos que são rejeitados por nós e ficam no nosso inconsciente, mas sempre acabam voltando para nos infernizar.  Eu, você, e a torcida da Seleção Brasileira sofremos de “recalque” alguma vez na vida. 


Mas o significado que foi estabelecido o “oficial” da palavra foi o de inveja. Isso mesmo, um dos setes pecados capitais ganhou um novo sinônimo, que procura abranger não só o sentimento de inveja em si, como toda a inferioridade, complexidade e humilhação que este pode conferir ao sujeito que o possui. Fazendo uma retrospectiva geral do ano que se retirou, podemos citar diversas situações em que o recalque deu o ar de sua graça, de um jeito ou de outro.


Máfia “Brindada”


Religiosamente, como em todos os anos, o Big Brother Brasil ganhou mais uma edição. E logo no início, uma das participantes, a recepcionista Aline, mostrou que não iria se deixar abalar diante do “recalque”. Em uma discussão com o “repetente” Kléber BamBam, a sister mandou logo que tinha o corpo “brindado” contra pragas e seus derivados. Porém, sua auto-confiança (e personalidade fortíssima) não ajudaram a evitar a evidente eliminação logo no início do programa.


Glória Perez se revolta contra o Bonde do Recalque



O ano não começou muito bem para a novelista Glória Perez, pois sua novela “Salve Jorge” não agradou ao público e recebeu muitas críticas negativas do na Internet. Cansada de tanta humilhação em rede social, Glória  resolveu ensinar O Bonde do Recalque a usar o controle remoto, em um dos tweets mais geniais que eu já vi. 


Pi Pi Pi Pi Olha o recalque...


Glória não só mandou indiretas para os recalcados nas redes sociais. Através da personagem Maria Vanúbia, um dos seus maiores acertos na novela, ela muitas vezes dava alfinetadas certeiras no Bonde do Recalque. A periguete tinha até um sensor para detectar quando alguém com este sentimento se aproximava, e lançava logo o seu “Pi Pi Pi Pi Olha o recalque...”. Isso é que é poder!


Um exemplo Neozelandês de Recalque


Em 2013, a cantora neozelandesa Lorde deu muitas declarações polêmicas sobre outras colegas e coisas do mundo Pop. Sempre destilando seu “veneninho”, a estrela de “Royals” alfinetou Britney Spears, Selena Gomez, Lana Del Rey, Miley Cyrus... Enfim! Tanta crítica pode ser um pouquinho de recalque, não, Lorde? Pois é... Muitas fãs bases iradas trataram de dizer que o que ela não passa de uma RECALCADA!


Mais amor, menos recalque!


O falecido funkeiro MC Daleste, que Deus o tenha, pediu mais amor e menos recalque. Apesar da morte precoce, é bom que ele tenha deixado como legado uma mensagem tão positiva e altruísta de que as pessoas devem alimentar sentimentos bons em detrimentos dos ruins. A música é adorável, então pegue o seu fone de ouvido e dê o play.

O Recalque nas redes sociais


As redes sociais também foram lugar para as pessoas expressarem seu desconforto com o recalque alheio em 2013. Uma overdose de postagens e frases durante o ano revelaram o quanto os usuários repudiam este sentimento tão destrutivo. Basta dar uma olhada para verificar o tamanho da febre “anti-recalque”, inclusive no perfil de algum amigo seu. 


Oi Oi Oi


Ninguém esperava que Lado a Lado saísse vitoriosa na premiação do Emmy 2013. Muito menos os fãs absolutos de Avenida Brasil, que ficaram indignados com a derrota. Como diria Maria Vanúbia, aceita que dói menos e para de recalque!


Beijinho no Ombro


“Pro recalque passar longe...” Foi com essa trilha sonora funk/pop luxuosa que 2013 chegou ao fim. Surpreendendo a todos, pela qualidade da produção, coreografia, fotografia, cenário, letra e música de seu mais novo sucesso, a funkeira Valesca Popozuda colocou as inimigas no chinelo, fazendo referência clara à divas como Beyoncé no clipe de “Beijinho no Ombro”. Em um ano onde não se falou em outra coisa além do famigerado “Recalque”, a cantora soube (inteligentemente) usar isto a seu favor. Para aqueles com auto-estima lá em cima e que gostam de repelir a energia negativa dos inimigos, soa quase como um hino.

Depois deste retrospecto, basta esperar que em 2014 sentimentos mais positivos imperem nos corações das pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...