terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ficção Seriada é tema de debates na USP



Por Guilherme Fernandes

Nos dia 05 e 06 de novembro acontece no Auditório Paulo Emílio da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP) o IV Encontro Obitel Brasil. No evento, promovido pelo Centro de Estudos de Telenovela e pelo Globo Universidade, serão apresentados e debatidos as pesquisas publicadas no livro “Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira”. O evento contará ainda com a palestra do professor espanhol Carlos Scolari que abordará a pesquisa em narrativas transmídia.
O Obitel – Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva – foi criado em 2005, na cidade de Bogotá (Colômbia) com o objetivo de realizar a análise anual da produção, audiência e repercussão sociocultural da ficção televisiva na América Latina e Península Ibérica. Coordenado em âmbito internacional pelos professores Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Guillermo Orozco Gómez reúne atualmente doze países. Além do Brasil, fazem parte do Obitel: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos (hispânico), México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Atualmente é publicado um relatório da ficção seriada em cada um desses países e uma síntese comparativa entre todos os membros. Além dos destaques da programação, anualmente um tema em comum é analisado em conjunto. Este ano, o Obitel Internacional trabalhou com a “Memória Social e Ficção Televisiva em Países Ibero-americanos”. O livro, publicado em português, inglês e espanhol pode ser consultado através do site: http://obitel.net/.
Além do Obitel Internacional, existe também o Obitel Brasil, que reúne pesquisadores seniores de ficção televisiva. No evento a ser realizado na ECA-USP ocorrerá o lançamento do terceiro volume produzido pelo grupo. A partir da pergunta “o que acontece com a ficção televisiva quando esta se transmidializa?” oito equipes pesquisaram, durante dois anos, diversas produções brasileiras.
Gostaria de convidar os leitores do blog para conhecer o Obitel e participar deste evento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail globo.universidade@tvglobo.com.br até o dia 04 de novembro. Este blogueiro estará no evento e participou da equipe que pesquisou o pré-lançamento da telenovela Salve Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...