domingo, 22 de setembro de 2013

Raio Laser - 7º Capítulo


RAIO LASER
NOVELA DE DAVI VALLÉRIO E ALEX SPINOLA
ESCRITA POR ALEX SPINOLA
CAPÍTULO O7

CENA 01. HOSPITAL DE ALECRIM. UTI. INTERIOR. DIA

Continuação imediata da última cena do capítulo anterior. Sofia desperta de seu coma profundo. Bipes dos aparelhos soam de maneira assustadora. Marcadores da frequência cardíaca em ritmo acelerado. ENFERMEIRA entra, se assusta, checa a paciente e sai correndo.

CORTA PARA:

CENA 02. CASA DOS JUAREZ. SALA. INTERIOR. DIA

Eva a praguejar diante Beto e Neco. Padre Manoel chega ávido por notícias. Ele já se benze ao ouvir os palavrões que ela vocifera.

PADRE MANOEL: Vim assim que terminei de encomendar a alma do seu Antonio.
EVA: E o infeliz, passou dessa para uma melhor?
PADRE MANOEL: Está agonizando.
EVA: Esses são os piores, os sonsos, ficam dias em agonia, a família encomenda a alma e o sujeito fica lá, uma semana até esticar as canelas. Tem gente que dá trabalho até pra morrer!
PADRE MANOEL: E a menina Lídia, como é que está?
NECO: Tá lá no quarto dela, com o pai.
EVA: (corrige) Padrasto, Neco, padrasto! Bom que o senhor chegou, padre, o casório daquela sonsa com o Neco vai ser adiantado. E pra logo!

CORTA PARA:

CENA 03. CASA DOS JUAREZ. QUARTO DE LÍDIA. INT. DIA

Amanda, incrédula, confere as marcas dos dedos de Eva no pescoço de Lídia. Sebastião a botar panos quentes na situação.

AMANDA: Minha nossa senhora, pensei que a dona Eva fosse matar você. Ela parecia um bicho.
LÍDIA: Bicho não! Que bicho não mata a cria! Aquela lá é o demônio mesmo. Maldita!
SEBASTIÃO: Dá um desconto, minha filhinha. Ela teve um ataque dos nervos. Você mexeu nas feridas dela.
AMANDA: (curiosa) Feridas? Que feridas, seu Sebastião?
SEBASTIÃO: (lança um olhar sinistro para Amanda) Isso não é da sua conta, moleca!
LÍDIA: Deixa aquela bruxa comigo. Ela vai pagar caro por tudo isso.
SEBASTIÃO: (aproxima-se de Lídia, faz carinho) Calma, Lídia. Depois vocês se acertam. Agora a gente precisa falar do seu casamento mais o Neco Brandão...
LÍDIA: (interrompe, aos berros) Casar?! Vocês acham mesmo que eu vou me casar com aquele bronco falido?! Nem morta! Nem morta!
AMANDA: Crendeuspai, seu Sebastião, isso lá é hora de pensar em empurrar a Lídia pro lado do Neco?
SEBASTIÃO: (chicoteia o chão) Suma daqui, Amanda! Desinfeta!

Amanda sai mais do que depressa. Sebastião leva às mãos ao rosto de Lídia e encara, de maneira firme, os olhos dela.

SEBASTIÃO: Eu sei o que eu tô fazendo, Lídia. Eu sempre soube. Agora, largue mão de frescura e trate de me escutar.

CORTA PARA:

CENA 04. HOSPITAL DE ALECRIM. CONSULTÓRIO. INT. DIA

Doutor Miguel em conversa adiantada com o MÉDICO plantonista. Enquanto conversam, dona Sofia se mira, com certa estranheza, diante o vidro transparente da porta do móvel de medicação.

DOUTOR MIGUEL: Esse é o caso de recuperação relâmpago de um coma profundo como dona Sofia estava.
MÉDICO: Confesso que também fiquei intrigado, doutor Miguel. Mas aí está ela, (aponta), sinais vitais normalíssimos, nenhum problema em órgãos internos...
DOUTOR MIGUEL: Praticamente a mesma, senão fosse pela amnésia.
MÉDICO: O que costuma ocorrer depois de determinados traumas. O que me deixa preocupado é a totalidade da amnésia.

Ambos olham para dona Sofia, que continua na mesma, tentando reconhecer seu reflexo na porta envidraçada do móvel de medicação.

CORTA PARA:

LEGENDA: ALGUNS DIAS DEPOIS.

CORTA PARA:

CENA 05. APARTAMENTO DE CONRADO. SALA. INTERIOR. DIA

Lauro e Malu ao redor de Conrado, que convalesce bem debilitado. Apesar de transmitir força ao amigo, Lauro carrega um semblante tenso. Roger chega carregando uma bandeja com comidinhas leves.

ROGER: Prontinho, Conrado. Preparei umas coisinhas pra você, trate de e alimentar, hein!
MALU: (rindo) Espero que seja algo tragável, Roger, porque você na cozinha...
LAURO: (descontrai) Que susto você deu na gente, hein Conrado? Não faz mais isso não, cara.
CONRADO: Ainda não foi desta vez que as colunas de fofoca perderam seu alvo predileto. Modéstia à parte, no dia em que eu fechar os olhos, pelo menos meia dúzia de revistas e jornais de terceira categoria irão fechar suas portas.
MALU: (beijinho em Conrado) É por isso que eu te amo, Conrado! Nada é capaz de abalar esse seu humor ácido.
CONRADO: (para Lauro) E essa nuvem negra nesses seus olhos azuis, meu querido? Está esperando o que para dissipá-la?

Silencio. Trocas de olhares.

LAURO: Não dá pra esconder nada de você, não é, Conrado?
CONRADO: Definitivamente, não, Lauro. Francamente eu não acho que seja um bom momento pra você voltar lá pra sua cidade, mas não serei eu a me meter numa história de amor. Não quero atrapalhar a sua felicidade.

Malu acende um cigarro e reage com ciúme.

MALU: Gente, voltar pra quê? Pra ser linchado? Conrado, a sua viagem pros Estados Unidos tá em cima da hora! Você não vai aproveitar pra fazer uns exames por lá?
ROGER: (cantarolando) Mas eu me mordo de ciúúúmes... Ai, lembrei dessa musica. Adoro Ultraje a Rigor, e você, Conradinho?
CONRADO: (para Malu) Malu, essa escolha é do Lauro.

CORTA PARA:

CENA 06. CASA DOS JUAREZ. SALA. INTERIOR. DIA

Dona Sofia entra acompanhada por Eva e Sebastião. Doutor Miguel carrega uma maleta com os pertences da velha. Beto vai ajudá-lo. Amanda estranha.

AMANDA: Ué, gente, o que a dona Sofia tá fazendo aqui? Ela não tava internada?
SEBASTIÃO: Ela recebeu alta. Já tá bem. Quero dizer, tá mais ou menos.
BETO: Como assim?
DOUTOR MIGUEL: Dona Sofia está passando por um processo de amnésia...
AMANDA: E isso mata, doutor?
DOUTOR MIGUEL: (procura ser mais claro)... Perdeu a memória, foi isso!
AMANDA: Gente!
EVA: Agora chega de conversa fiada. Dona Sofia vai ficar morando aqui. A gente não pode deixar a coitada sozinha e nesse estado.

Eva leva Sofia para um dos quartos da casa. Sebastião ouve as recomendações de doutor Miguel. Discreta, Amanda cutuca Beto.

AMANDA: Beto, essas duas nunca se bicaram! Agora a pinguça arrasta a velha pra cá?
BETO: Isso é coisa de política, Amanda. Tá na cara.
EVA: (volta para a sala, já dando ordens) Posso saber o que as duas múmias estão fazendo aí, com tanta coisa pra ainda ser feita pro casório, hein?

Beto e Amanda saem chispados. Eva ri do medo deles. O telefone toca, ela atende.

EVA: Alô? Alô? (nenhuma resposta, ela bota o fone no gancho) Gente desocupada!

CORTA PARA:

CENA 07. APARTAMENTO DE CONRADO. SALA. INT. DIA

Malu por ali. Lauro bota o fone no gancho.

CORTA PARA:

CENA 08. CASA DOS JUAREZ. COZINHA. INTERIOR. DIA

Beto e Amanda na organização dos comes e bebes da festa.

AMANDA: Ai, Beto, se desse pra gente fazer alguma coisa pra salvar a Lídia desse casamento.
BETO: Fazer como, Amanda? O seu Sebastião e a dona Eva encheram a fazenda de capangas. É um bando de peão, armados até os dentes, rondando por aí.
AMANDA: Dei uma espiadinha lá no quarto. Mesmo triste, ela tá tão linda naquele vestido. Fiquei pensando quando chegar o meu dia...
BETO: (acha graça) Tá me cobrando, sua danada?
AMANDA: (encabulada) É pra ver se você se toca, não é peão?

Beto a agarra e dá um beijo apaixonado.

CORTA PARA:

CENA 09. CASA DOS JUAREZ. QUARTO DE LÍDIA. INT. DIA

Lídia, vestida de noiva, chora. Eva se mostra indiferente à dor da filha.

EVA: Engole esse choro, porque você não tá indo pra forca. Você tá consertando um erro seu. Tá pagando por ter se envolvido com aquele esquisito do Lauro. Talvez com esse casamento, a nossa família saia da boca dessa gente fofoqueira.
LÍDIA: Quem joga a família na boca do povo, é você, sua bêbada.
EVA: (respira fundo, engole o insulto) Ninguém tem topete pra falar de mim, nessa cidade, sua pirralha.

Batidas na porta. Amanda entra meio desconcertada com um buquê de rosas vermelhas na mão.

AMANDA: O buquê tava lá na cozinha. Achei melhor trazer, pode até murchar com a quentura que tá lá.
EVA: (já saindo) Aproveita e ajuda a sua amiguinha a dar um jeito nessa maquiagem borrada. Senão vai se casar parecendo um espantalho.

Amanda joga o buquê sobre a cama, abraça a amiga e depois seca suas lágrimas.

AMANDA: (chorosa) Não fica assim não, Lídia.

Amanda pega o buquê e entrega para Lídia.

AMANDA: Ó, pega. Eu que fiz. Colhi tudo lá no jardim. Sente como estão perfumadas... Inda vou dá uns retoques pra tira o resto do espinho... Olha, depois que a poeira baixar, eu e o Beto, a gente arruma um jeito pra você fugir...
LÍDIA: (olhar perdido, amassando o buquê com espinho e tudo) Eu não vou fugir, Amanda. Eu vou ficar bem aqui, esperando o dia pra acabar com essa maldita. E eu sei que esse dia vai chegar.

O olhar de Amanda desvia para o vestido, já respingado pelo sangue que escorre pelas mãos da amiga.

CORTA PARA:

CENA 10. FAZENDA DOS JUAREZ. QUINTAL. EXTERIOR. ENTARDECER

Todo o circo armado para o casamento. Eva circula entre os convidados. "ISLANDS IN THE STREAM" de Kenny Rogers e Dolly Parton é o fundo musical. Doutor Miguel está entre eles. Padre Manoel já toma posição no altar improvisado. Neco, todo paramentado, só falta salivar. Sebastião se aproxima dele.

SEBASTIÃO: É, Neco Brandão, chegou o dia.
NECO: Olha, seu Sebastião, o senhor pode ter certeza que eu vou fazer...
SEBASTIÃO: (interrompe, sinistro) Eu sei o que você vai me dizer, eu sei. Que você vai fazer a Lídia feliz, que vai fazer ela esquecer o Lauro e todas essas baboseiras. É bom que faça. Pois do contrário, eu esqueço que a gente é aliado político e faço valer com você a boa fama que me acompanha. Tamo entendido?
NECO: (engole em seco) Tamo, sim senhor.

Doutor Miguel intercepta Eva, entre os convidados.

DOUTOR MIGUEL: E dona Sofia, onde está?
EVA: Ah, doutor Miguel, deixei lá no quartinho que mandei arrumar pra ela. Acho que não é bom pra pobrezinha ficar no meio de um bando de gente.

CORTA PARA:

CENA 11. CASA DOS JUAREZ. QUARTO DE SOFIA. INT. ENTARDECER

Televisor ligado. Dona Sofia olha para o aparelho como se não existisse um mundo lá fora.

CORTA PARA:

CENA 12. CASA DOS JUAREZ. SALA. INTERIOR. ENTARDECER

Amanda ajeita as flores da decoração. O telefone toca. A ligação está péssima. É Lauro do outro lado da linha.

AMANDA: Alô? Alô? Quem é? A ligação tá numa chiadeira só! Quem tá falando?
LAURO: (ao telefone) Sou eu, Amanda. O Lauro.
AMANDA: (quase berra) Lauro!
LAURO: (ao telefone) Isso. Escuta, Amanda, eu quero saber da Lídia...
AMANDA: Lauro, pelo amor de Deus, dá um jeito de vir pra cá...

Ligação piora ainda mais.

LAURO: (ao telefone) A ligação tá ruim. Fala mais alto. Não tô te ouvindo.

Tensão. Amanda olha para os lados. Verifica se ainda está sozinha na sala.

AMANDA: A Lídia vai casar com o Neco Brandão.
LAURO: (ao telefone) Casar?!
AMANDA: Isso casar. Mas olha, tem uma coisa que eu preciso te contar, Lauro...

Eva surge às costas de Amanda.

EVA: Cala essa boca! (ela dá um safanão na garota, que voa longe, e apodera-se do fone) Sim, vai casar! E se você quiser bancar o herói, vai chegar aqui e encontrar uma noiva morta! Tá escutando, infeliz? Vai querer pagar pra ver?

Eva coloca o fone no gancho e vai se aproximando de Amanda, que rasteja pelo chão.

EVA: Depois eu me acerto com você, sua vadia.

CORTA BRUSCO PARA:

CENA 13. APARTAMENTO DE CONRADO. SALA. INT. ENTARDECER

Lauro está sem chão. Malu perto dele.

MALU: E aí, como foi? Fala!

Toca a campainha. Roger aparece para atender: é o MÉDICO PARTICULAR de Conrado.

MÉDICO: (para Roger) Os resultados dos exames de Conrado são preocupantes. Estamos lidando com algo estranho. Parece que algo esta atacando sua imunidade. Se ele for mesmo para os Estados Unidos, é bom que faça logo. Acho que ele vai precisar de um tratamento que ainda não temos por aqui.
ROGER: (preocupado) Meu Deus! Vamos falar com ele, doutor. Acho que vamos ter que fretar um jatinho.

CORTA PARA:    
                                                    
CENA 14. FAZENDA DOS JUAREZ. QUINTAL. ANOITECER

Toca a MARCHA NUPCIAL. Convidados em polvorosa. Lídia entra, acompanhada por Sebastião. Neco radiante no altar. À medida que a noiva se aproxima, Eva percebe o vestido branco manchado de sangue. Alguns convidados também. Lídia olha para o céu. NUVENS NEGRAS se acumulam.

CORTA PARA:

CENA 15. RIO DE JANEIRO. BAÍA DA GUANABARA. EXTERIOR. NOITE

Um jatinho cruza o céu.

CORTA PARA:

CENA 16. JATINHO. INTERIOR. NOITE

Lauro observa a paisagem enegrecida, pela janela. Malu ao lado dele. Conrado e Roger ocupam outro assento.

MALU: Eu sei, Lauro, que vai parecer frase de gente careta, mas mesmo assim vou dizer: o tempo cura tudo, garoto!
LAURO: Nem tudo, Malu, nem tudo. Tô me sentindo um covarde.
MALU: Covarde por quê? Você mesmo me disse que antes de namorar com você, essa Lídia teve um lance com esse cara que ela casou. Vai ver que tão se transando numa boa, sei lá!
LAURO: O que eles tiveram foi uma bobagem, passatempo pra Lídia. Amor mesmo foi o que a gente viveu. Obrigaram ela se casar com o Neco! Eu sei!
MALU: Ai, Lauro, nós estamos há menos de 20 anos do ano 2000, gato. Ninguém obriga ninguém a se casar. Desencuca.
LAURO: Você não conhece aquela família, você não conhece a mãe dela... (a expressão dele muda, ódio no olhar) Mas eu ainda volto, pra acabar com aquela mulher, volto pra reduzir a Eva a pó.
MALU: (segura a mão dele com carinho) Bem, eu sei pouco ou quase nada dessa sua história com essa Eva, não sei o que está escondido no seu passado, mas enquanto isso não acontece, não esquece que tô aqui, com você!

CORTA PARA:

CENA 17. CASA DOS JUAREZ. QUARTO DE LÍDIA E NECO. INT. NOITE

Neco liga o rádio. Toca "YOU GIVE LOVE A BAD NAME" de Bon Jovi. Ele arranca as roupas e, com algum carinho, se aproxima de Lídia. Puxa a alça da camisola e beija o pescoço dela. A expressão de Lídia é fria. Olhar perdido.

NECO: (abraçando) Nossa, como você tá gelada, princesa. Vem, me abraça, que eu vou te esquentar. Você sabe, a gente não é estranho um pro outro. Olha como eu fico, quando tô perto de você.

Ele leva a mão dela para a genitália dele. Lídia beija o tórax desnudo dele e desce pela barriga até chegar à virilha. Neco geme.

NECO: Você não perdeu o jeito, princesa, não perdeu. Eu te adoro.

Lídia crava suas prezas na genitália de Neco. Ele urra de dor e cai.

NECO: (rastejando pelo chão do quarto) Sua vadia! Sua louca! Você me machucou! (ele olha para as partes intimas) Você tirou sangue do meu pau!

Lídia encara Neco. Riso diabólico nasce nos lábios dela manchados de sangue.

LÍDIA: Isso é pra você nunca mais encostar em mim. Isso é pra você saber que eu nunca vou ser sua!

Tempo na expressão de ódio e horror de Neco.

CORTA PARA:

LEGENDA: ALGUNS DIAS DEPOIS

CORTA PARA:

CENA 18. CASA DOS JUAREZ. COZINHA. INTERIOR. TARDE

Televisor velho ligado. Jornal Hoje, da rede Globo, no ar. Amanda na lida. Esquenta a barriga no fogão, esfria na pia. Dona Sofia por ali, apatetada, ocupando espaço e não ajudando em nada.

AMANDA: Ai, dona Sofia, vai lá pro seu quartinho ou vai dar umas voltas lá no quintal, que essa cozinha tá pequena pra nós duas. Amanhã é o dia da eleição, e o seu Sebastião disse que quer um banquete pra comemorar a vitória se bem que eu acho que esse homi tá contando com o ovo no fiofó da galinha!

Sofia parece não entender o que a outra disse. Amanda pega uma travessa. Alimento fumegante.

AMANDA: Deixa eu levar essa comida pros peões que tão lá fora, matando o boi pra churrascada. Já volto! Vê se não mexe em nada, hein?

Amanda sai. Sofia de olho no televisor. NO MONITOR, LEDA NAGLE anuncia a matéria.

LEDA NAGLE: (no monitor) E no próximo sábado, não percam, entrevista exclusiva, direto de Nova Iorque com ele, que já esteve envolvido com todos os nomes dos nossos astros da MPB, e agora já está sendo chamado do mecenas da novíssima cena do rock nacional, o querido Conrado Molina, que está na Big Apple tratando de assuntos pessoais, mas também planejando grandes eventos para o verão carioca.

Entra NO MONITOR flash rápido de FOTOGRAFIA com Conrado, Malu e Lauro abraçados. A fotografia se dissolve e volta imagem de Leda no monitor.

LEDA NAGLE: (no monitor, se despede) Uma boa tarde a todos! Até lá.

NO MONITOR sobem os créditos finais do telejornal. CORTA DESCONTÍNUO para a expressão misteriosa de dona Sofia.

SOFIA: (murmura) Aquela maldita pensa que eu estou louca, desmemoriada. Eu vou te encontrar, Laurinho, e continuar te protegendo como o seu pai sempre me pediu. E juntos, a gente vai acabar com essa Eva maldita.

CORTA PARA:

FIM DO CAPÍTULO 07



 Baixe a trilha sonora RAIO LASER Nacional (clique na capa)


Perdeu o capítulo anterior? (clique aqui)

2 comentários:

  1. instigante e mto bem elaborada a historia. personagens cativantes, dialogo agil. to gostando mto alex. parabens. te vejo na globo kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, André! Esse retorno é muito importante pra gente. Ah, que Deus te ouça! PLIM-PLIM! kkkkkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...