domingo, 1 de setembro de 2013

Coisas da Vida - 5º Capítulo [Penúltimo]

De Leandro Brasil

CAPÍTULO 5 [Penúltimo] 

CENA 01. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. SALA. INTERIOR. DIA.

Continuação imediata do capítulo anterior. Camila, Beto e Judite.

CAMILA     -(sorri, disfarçando a raiva) Imagina, Judite! (abraça e beija a cunhada) Tô muito feliz de te ver. Só fiquei surpresa.
JUDITE     - Deu pra perceber pela tua cara. Mas, ó, não se preocupa não, que eu não vim pra invadir a privacidade do casal! Vou ficar tão invisível que vocês nem vão perceber a minha presença aqui. (olha ao redor) Bem simpático o apartamento! Onde eu vou dormir?
BETO       - No quarto ao lado do nosso. O banheiro fica no fim do corredor.
JUDITE     - Ótimo! Tô doida pra tomar um banho!
BETO       - Fica à vontade, pode se sentir em casa!
JUDITE     - Obrigada!

Judite pega sua mala e vai para dentro. Camila olha furiosa para Beto. Corta para:

CENA 02. APTO BETO E CAMILA. BANHEIRO/CORREDOR. INT. DIA.

Judite embaixo do chuveiro tomando banho. Canta alto e muito desafinada. No corredor, Camila furiosa ao escutar a voz irritante dela cantando. Corta rápido para:

CENA 03. APARTAMENTO BETO E CAMILA. QUARTO CASAL. INT. DIA.

Beto e Camila discutindo. Ritmo muito ágil no diálogo.

CAMILA     - Pra me vigiar! Foi pra isso que você botou a Judite aqui dentro!
BETO       - Claro que não! Que paranoia é essa?
CAMILA     - Paranoia sua, não minha! Quê que é? Que insegurança é essa? Não confia em mim?
BETO       - Camila, por favor/
CAMILA     -(corta, cada vez mais furiosa) Você não podia ter feito isso, Beto!
BETO       - Fala baixo!
CAMILA     - Eu falo da altura que eu quiser! Você sabe que a Judite me detesta! Ela não me suporta e eu não suporto ela!
BETO       - Eu só quis que ela te fizesse companhia pra você não se sentir muito só!
CAMILA     - Antes só do que mal acompanhada! Você colocou a Judite aqui pra ficar de olho em mim como um cão de guarda!
BETO       -(irritado) E se fosse isso? Por acaso você tem alguma coisa a esconder?

Camila se assusta um pouco, mas continua irritada.

CAMILA     - Nunca pensei que você tivesse coragem de agir assim, Beto! Depois de tudo o que aconteceu quem tem motivos pra não confiar mais em você sou eu. Você me traiu! Por sua causa eu perdi o filho que esperava. Mas mesmo assim eu te perdoei e te dei mais uma chance. E é assim que você me paga? Desconfiando de mim? Botando a tua irmã aqui dentro pra vigiar os meus passos?

Enquanto Camila diz isso, Beto vai se sentindo culpado por desconfiar dela. No final, ele a abraça.

BETO       - Desculpa, desculpa! Você é a melhor esposa do mundo, eu não tenho o direito de desconfiar de você. Eu te prometo que a Judite vai ficar pouco tempo com a gente. Só alguns dias. Ela queria muito conhecer a cidade. Foi por isso que eu chamei ela. Mas eu não podia ter feito isso sem te consultar. Desculpa, amor, desculpa!

Close de Camila, também se sentindo culpada. Corta para:

CENA 04. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. SALA. INTERIOR. DIA.

Beto saiu. O remorso de Camila já passou, pois o desejo que ela sente por Alex é mais forte que qualquer culpa. Sentada no sofá, pensativa, ela está decidida a ir encontrar com ele. Judite vem para a sala, já com outra roupa.

JUDITE     - Ai, que banho gostoso! Tô me sentindo novinha em folha!
CAMILA     -(Fria) Bem, Judite, você e o Beto perceberam que eu já tava de saída quando vocês chegaram, né? Eu preciso ir num mercado aqui perto comprar umas coisas que tão faltando.
JUDITE     - Eu vou com você.
CAMILA     - Imagina, não precisa. Fica aí descansando, que eu já volto!
JUDITE     - Não acabei de dizer que depois desse banho eu tô completamente revigorada? Faço questão de te acompanhar. Assim eu aproveito e conheço a cidade um pouco. Me espera aqui. É só o tempo d’eu pegar a minha bolsa.

Judite vai pegar a bolsa. Camila furiosa. Corta para:

CENA 05. RIO DE JANEIRO. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. DIA.

Takes rápidos da cidade, terminando no prédio onde fica o escritório de advocacia em que Alex trabalha. Corta para:

CENA 06. ESCRITÓRIO. ANTESSALA E SALA DE ALEX. INT. DIA.

Alex saindo do elevador, muito irritado por Camila não ter aparecido no motel. Passa pela secretária Sônia (35) sem nem olhar para ela.

SÔNIA      - Bom dia, Dr. Alex.

Alex não responde e entra na sua sala. Ele joga a pasta numa poltrona e senta furioso à sua mesa. Corta para:

CENA 07. SAGUÃO DO PRÉDIO DE BETO E CAMILA. INT. DIA.

Judite e Camila voltando com duas sacolas de compras. Conversam enquanto vão para o elevador. Camila irritada.

JUDITE     - O trânsito dessa cidade é terrível! Quase fui atropelada ao atravessar uma rua. A poluição nem se fala, né? Mal cheguei e já sinto o meu nariz ardendo de tanto respirar a fumaça preta dos carros. Não sei como vocês aguentam.

As duas entram no elevador que se fecha. Corta rápido para:

CENA 08. ELEVADOR/ HALL DO APARTAMENTO DE BETO. INT. DIA.

Conversa continua no elevador.

CAMILA     - A poluição hoje tá em todo lugar, Judite, não é só em cidade grande, não.
JUDITE     -(sem prestar atenção ao que ela disse) O barulho então é de matar! Eu tô zonza até agora com tanta zoada nos meus ouvidos! (lembra de repente) E os buracos nas calçadas? Parecem piscinas, de tão grandes!

Elevador abre e elas atravessam o hall. Judite continua falando enquanto Camila procura a chave na bolsa.

JUDITE     - Os homens daqui observam a gente de um jeito! Lá na fila do supermercado tinha um que não tirava os olhos de mim. Me olhava de maneira tão indecente que eu me senti quase estuprada!

Camila acha a chave e ri da presunção de Judite. Em Camila abrindo a porta, Corta para:

CENA 09. APTO BETO E CAMILA. QUARTO CASAL. INT. NOITE.

Beto já dormindo. Camila acordada, sem sono. Seu celular começa a piscar na mesinha de cabeceira. Ela pega e vê que é uma mensagem de Alex. Camila lê:

ALEX       -(voz em off) “Te espero amanhã no mesmo motel. Não vai me dar o bolo outra vez.”

Camila apaga a mensagem e fica pensativa. Corta para:

CENA 10. APARTAMENTO DE ALEX. SALA. INTERIOR. NOITE.

Alex com o celular na mão, pensativo. Lígia vem do quarto.

LÍGIA      - Larga esse celular, Alex.
     ALEX       - Desculpa, amor. Assunto de trabalho. Mas eu já resolvi.
LÍGIA      - Você tem que esquecer um pouco o trabalho e lembrar mais de mim.
ALEX       -(brincando) Mas que namorada possessiva é essa que eu fui arranjar! Com ciúmes do meu trabalho!
LÍGIA      - Do seu trabalho e de qualquer um que te afaste de mim.
ALEX       -(ri) Boba!

E a beija com muita paixão. Fade out:

CENA 11. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. SALA. INT. DIA.

Manhã seguinte. Abre em Judite surpresa, pegando uma vassoura e um espanador que Camila está lhe entregando.

JUDITE     - Faxina?!
CAMILA     -(vingativa) Exatamente! Agora que você tá passando um tempo aqui, tem obrigação de ajudar, como eu fiz quando vivia na sua casa.
JUDITE     - Mas eu vou fazer tudo sozinha?
CAMILA     - Esse apartamento é um ovo, Judite! A sua casa é muito maior e eu dei conta, lembra? Por mim eu te ajudava, mas é que eu tô naqueles dias e tenho que ir lá na farmácia comprar remédio pra cólica, que o meu acabou.
JUDITE     - Eu vou com você.
CAMILA     - De jeito nenhum! Você vai ficar aqui arrumando tudo.
JUDITE     - Mas Camila/
CAMILA     -(corta) Tchau, eu não demoro!

Camila já saiu. Judite furiosa.

JUDITE     - Isso não vai ficar assim.

Corta para:

CENA 12. RUAS. CARRO. MOTEL. EXTERIOR. DIA.

Camila entrando num táxi. Dá o endereço ao motorista, fora de áudio. Acompanhamos o táxi andando pelas ruas do Rio de Janeiro. Camila ansiosa e apreensiva. Um tempo e Corte descontínuo para o táxi parando em frente a um motel. Camila sai do carro e paga o motorista, que vai embora. Corta para:

CENA 13. QUARTO DE MOTEL. INTERIOR. DIA.

Plano geral do quarto de motel. Camila e Alex já fazendo amor. CAM vai fechando neles, devagar. Close dos dois se beijando loucamente e Corta para:

CENA 14. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. COZINHA. INT. DIA.

Beto almoçando na mesa da cozinha. Judite já destilando o seu veneno.

JUDITE     - Saiu há mais de uma hora “pra comprar remédio pra cólica” e ainda não voltou.
BETO       - E você não foi com ela por quê?
JUDITE     - Eu bem que tentei, mas ela inventou uma faxina de última hora e me obrigou a ficar. (Tom) Mas fica tranquilo, que eu vou ficar de olho e na primeira oportunidade eu pego ela no pulo!

Beto continua calado. Close dele furioso. Corta para:

CENA 15. QUARTO DE MOTEL. INTERIOR. DIA.

Alex e Camila acabando de se vestir para ir embora.

CAMILA     - Você não tem remorso de tá indo pra cama com a mulher do seu irmão?
ALEX       - Tenho, claro. Gosto muito do Beto. Mas o que eu sinto por você é mais forte do que tudo.
CAMILA     - Tudo seria tão mais fácil se eu não fosse casada com o Beto! Eu também não quero que ele sofra, mas é você que eu amo, é com você que eu quero ficar. E agora, Alex? O que a gente faz?
ALEX       - Até que tudo esteja resolvido com o Beto e com a Lígia, nós vamos ter que continuar se encontrando às escondidas. Não tem outro jeito.

Camila abraça Alex, tensa. Música de suspense. Corta para:

CENA 16. APTO BETO E CAMILA. QUARTO DO CASAL. INT. NOITE.

Música que começou na cena anterior, vai morrendo aos poucos nessa cena. Beto e Camila já deitados, sérios, sem conversarem. Depois de um tempo, Beto tenta fazer um carinho em Camila, mas ela o rejeita.

CAMILA     - Hoje eu não tô a fim, Beto, desculpa.

CAM fecha devagar em Beto pensativo: tem certeza que está sendo traído. Fade out:

CENA 17. RIO DE JANEIRO. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. NOITE. DIA.

Passagem de tempo. Alguns dias depois. Corta para:

CENA 18. APTO ALEX. SALA/APTO BETO CAMILA. SALA. INT. DIA.

Alternamos entre os dois. Alex ligando em seu celular. Corta para Camila varrendo a sala. Ela vê seu celular piscando em cima do sofá e se assusta ao ver que é Alex.

CAMILA     -(baixo, ao telefone) Ficou maluco? Já te disse pra não ligar pra cá! (T) Agora? Agora não vai dar!

Durante a fala dela, CAM corrige para um canto da sala onde Judite está observando tudo, sem ser vista.

ALEX       - Agora, antes d’eu ir pro escritório. Dá um jeito de vir. Te espero aqui no meu apartamento.

Alex desliga. Meio apreensiva, Camila olha ao redor, mas Judite já saiu. Camila continua varrendo. Tempinho e Judite vem para a sala com a bolsa, pronta para sair.

CAMILA     -(surpresa) Vai sair, Judite?
JUDITE     - Sabe se tem alguma igreja aqui perto?
CAMILA     - Não. Não sei. Por quê?
JUDITE     - Vou me informar e ver se encontro alguma. Você sabe que eu sempre fui muito religiosa, né? Mas desde que cheguei aqui não entro numa igreja. Preciso rezar um pouco.
CAMILA     - Espera, Judite/
JUDITE     -(corta) Não precisa se preocupar comigo, eu sei me cuidar!

Judite sai. Mesmo estranhando um pouco, Camila resolve aproveitar para sair também. Ela vai para o quarto se arrumar. Corta para:

CENA 19. FRENTE DO PRÉDIO DE CAMILA E BETO. EXTERIOR. DIA.

Camila já entrando em um táxi. Assim que o táxi sai, CAM deriva e mostra Judite dentro de outro táxi, um pouco longe do lugar onde Camila estava.

JUDITE     -(ao motorista) Siga aquele carro. (para si mesma) Eu sempre quis dizer isso!

Táxi de Judite sai seguindo o táxi de Camila. Corta para:

CENA 20. TÁXI DE CAMILA. TÁXI DE JUDITE. RUAS. FRENTE DO PRÉDIO DE ALEX. EXTERIOR. DIA.

Camila no táxi, sem nem imaginar que está sendo seguida. Judite ansiosa no outro táxi, sempre na cola dela. Música de suspense. Takes dos dois táxis andando. Um tempo na perseguição. Corte descontínuo. Camila já descendo do táxi em frente ao prédio de Alex. Ela fala com o porteiro fora de áudio e entra. CAM corrige e mostra Judite muito assustada vendo ela entrar no prédio.

JUDITE     - Meu Deus, mas esse... Esse endereço... Esse é o prédio onde o Alex mora!

Meio desorientada e muito surpresa, Judite pensa um pouco, pega o celular e disca, nervosamente.

JUDITE     -(ao telefone) Beto? Dá um jeito de sair do serviço e ir pra casa agora! Eu descobri com quem a Camila tá te traindo!

Corta rápido para:

CENA 21. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. SALA. INTERIOR. DIA.

Abre em Beto diante de Judite. Ela já lhe contou tudo. Ele está com uma expressão séria e misteriosa no rosto.

JUDITE     - Tá tudo bem com você?

Sem responder, Beto levanta e vai em direção à porta.

JUDITE     - Beto, aonde você vai?

Beto sai. Judite muito assustada.

JUDITE     - Ah, meu Deus, será que eu fiz bem de contar pra ele?

Corta para:

CENA 22. APARTAMENTO DE ALEX. SALA. INTERIOR. DIA.

Alex e Camila vindos do quarto. Ela está de saída.

CAMILA     - Eu acho melhor a gente não se encontrar mais por enquanto. Vamos primeiro resolver a nossa situação com o Beto e a Lígia.
ALEX       - Eu não vou aguentar ficar longe de você por muito tempo.

Alex beija Camila. Tudo acontece muito rápido: Lígia entra nesse momento e flagra os dois. Reações de susto de Alex e Camila. Lígia olha perplexa para eles. Corta para:

CENA 23. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. SALA. INTERIOR. DIA.

Judite apreensiva esperando Beto. Ele chega, muito sério.

JUDITE     - Graças a Deus, Beto! Onde é que você tava? (T) Que cheiro é esse? Você bebeu?
BETO       - Bebi sim, e daí? Fica no seu quarto, que eu e a Camila vamos ter uma conversa séria.
JUDITE     - Por favor, não vai fazer nenhuma/
BETO       -(corta, gritando furioso) Sai, Judite!

Judite sai assustada. Beto senta no sofá e fica esperando Camila. Corta para:

CENA 24. APARTAMENTO DE ALEX. SALA. INTERIOR. DIA.

Continuação da cena 22. Lígia, Camila e Alex.

LÍGIA      - Não acredito no que eu tô vendo!
ALEX       - Lígia, por favor/
LÍGIA      -(corta, furiosa) Como é que você tem coragem de fazer isso comigo, Alex?
CAMILA     -(assustada) Nós podemos explicar, Lígia.
LÍGIA      -(tenta partir furiosa para cima de Camila, mas Alex a segura) Você cala a boca, garota! Não fala comigo! Me larga, Alex, me larga!
ALEX       -(sem soltá-la) É melhor você ir embora, Camila! Outra hora a gente conversa. Vai.
LÍGIA      -(grita) sai daqui, sua vadia, sai!

Assustada, Camila vai embora. Lígia se solta de Alex e começa a chorar, descontrolada. Alex fica desolado ao vê-la assim.

ALEX       - Lígia, por favor, me escuta, eu/
LÍGIA      -(corta, voz embargada) Eu não merecia isso, Alex! Eu sempre fui fiel a você... Sempre te amei tanto! E você me traiu de maneira tão... Tão covarde!
ALEX       -(segura Lígia pelo braço) Lígia, me perdoa.
LÍGIA      -(dá um grande tapa em Alex) Me solta! Você acha que um simples pedido de perdão resolve tudo? Não resolve não, Alex! (pausa. Lígia enxuga as lágrimas) Eu não vou mais discutir. Você agora é um homem livre. Fica com a Camila, faz o que quiser da sua vida!
ALEX       - As coisas não são assim, Lígia/
LÍGIA      -(corta) Só que eu duvido que a Camila ou qualquer outra mulher possa te amar mais que eu. Você tá jogando fora a única chance de ser feliz de verdade!
ALEX       - Lígia, espera, me escuta!

Lígia sai rapidamente batendo a porta. Alex arrasado. Corta para:

CENA 25. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. SALA. INTERIOR. DIA.

Camila acaba de entrar em casa. Ao se virar para o sofá, ela leva um grande susto ao ver Beto sentado.

CAMILA     - Beto?! Você não devia tá no trabalho?

Beto olha Camila fixamente. Tempo. Tensão.

BETO       - Eu só tenho uma pergunta pra te fazer, Camila: Por quê?
CAMILA     - Do que é que você tá falando?
BETO       - Eu tô falando da sua traição, vagabunda!
CAMILA     -(assustadíssima) Que é isso, Beto, eu não/
BETO       -(grita) Eu já sei de tudo, Camila! Você tá me traindo com o Alex! Tem coragem de negar?

Enquanto fala, Beto vai se aproximando dela, que vai recuando, muito assustada.

CAMILA     - Se afasta de mim, Beto! Se você continuar se aproximando eu vou gritar e/
Rapidamente, Beto pega Camila pelo pescoço, a encosta na parede e começa a estrangulá-la.

BETO       - Confessa, Camila! Confessa que você tá me traindo com o Alex, confessa!

Em Camila sufocada, tentando se soltar, Corta para:

CENA 26. RUAS. CARRO DE ALEX. EXTERIOR. DIA.

Take rápido de Alex indo para o escritório. Continua arrasado. Corta para:

CENA 27. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. SALA. INTERIOR. DIA.

Camila continua sendo sufocada.

BETO       -(grita) Confessa, Camila! Confessa!
CAMILA     -(com dificuldade) Eu... Confesso. Eu traí.

Beto derruba Camila no chão com um grande tapa no rosto. Ela grita. Beto começa a chorar.

BETO       - Vagabunda! Puta! É assim que você retribui todo o amor que eu te dei?
CAMILA     - Você bebeu, Beto. Tá de cabeça quente. Outra hora a gente conversa.
BETO       - Cala a boca! Vocês devem ter rido muito de mim, né? Mas isso não vai ficar assim. Eu não vou permitir que vocês dois sejam felizes. Vocês não vão ficar juntos se divertindo às minhas custas! Não vão mesmo!

Descontrolado, Beto começa a estrangular Camila novamente. Ela luta para se soltar. Até que depois de um tempo, consegue dar uma joelhada nele e sai correndo para a rua. Beto cai no sofá, com muita dor. Corta rápido para:

CENA 28. HALL DO APARTAMENTO DE BETO. INT. DIA.

Camila muito aflita chamando o elevador. Ao perceber que ele está ocupado, ela sai correndo em direção às escadas. Corta rápido para:

CENA 29. ESCADAS DO PRÉDIO. INTERIOR. DIA.

Planos rápidos de Camila descendo as escadas rapidamente. Chora muito. Quer ficar o mais longe possível de Beto. Corta rápido para:

CENA 30. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. SALA. INTERIOR. DIA. Judite vem assustada da cozinha.

JUDITE     - Cadê a Camila?
BETO       - Saiu, mas eu já sei pra onde ela foi. Você tem o endereço do escritório do Alex?
JUDITE     - Tenho, mas/
BETO       -(corta) Vai pegar agora!
JUDITE     -(muito assustada) Mas Beto/
BETO       - Agora, Judite, ou eu acabo com você!

Judite sai. Beto vai para o quarto. Corta rápido para:

CENA 31. QUARTO DE BETO E CAMILA. INTERIOR. DIA.

Abre na mão de Beto acabando de carregar o revólver que estava guardado numa caixa. Põe a arma na cintura. Judite chega e lhe entrega um papel.

JUDITE     - Aqui o endereço.

Beto sai, transtornado, decidido a fazer uma besteira. Corta rápido para:

CENA 32. BAR. RUA. TÁXI. INTERIOR/EXTERIOR. DIA.

Beto acaba de beber um copo de cachaça em um bar. Sai para fora e pega um táxi. Take do táxi andando. Corta para:

CENA 33. FRENTE DO PRÉDIO DO ESCRITÓRIO DE ALEX. EXT. DIA.

Totalmente transtornado, Beto caminha decidido em direção ao prédio. PV de Beto: ele vê tudo meio embaçado, está um pouco tonto por causa da bebida. Corta para:

CENA 34. ESCRITÓRIO. ANTESSALA E SALA DE ALEX. INT. DIA.

Beto já saindo do elevador. Dirige-se à secretária Sônia.

BETO       - Eu sou irmão do Alex. Quero falar com ele.
SÔNIA      - Mas ele tá com visita agora.
BETO       - Ela que tá aí com ele, né? Eu vou entrar!
SÔNIA      - O senhor não pode. Por favor!

Beto aponta a arma para Sônia, que leva um grande susto.

BETO       - Quem vai me impedir de entrar? Você?

E caminha decidido até a porta da sala de Alex, já se preparando para atirar. Tudo acontece muito rápido. Assim que empurra a porta, Beto atira, completamente cego de raiva. Depois que Beto empurra a porta e entra na sala, CAM mostra apenas ele. Não vemos quem está dentro da sala. Só vemos Beto atirando e ouvimos um grito angustiado de Alex.

ALEX       -(grita em off) Não!!!

Em Beto muito assustado,

Corta.
FIM DO CAPÍTULO 5

Confira o último capítulo, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...