sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Coisas da Vida - 3º Capítulo

De Leandro Brasil
CAPÍTULO 3

CENA 01. HOSPITAL. INTERIOR. DIA.

Continuação imediata do capítulo anterior. Todos diante do médico esperando notícias de Camila.

BETO       -(nervoso) Fala logo, doutor! Como é que a Camila tá?
MÉDICO     - Ela... Perdeu muito sangue, precisou de uma transfusão, teve algumas luxações... Mas eu diria que o pior já passou, apesar dela ainda não se encontrar totalmente fora de perigo. As próximas horas vão ser decisivas pra saber como a Camila vai reagir.
BETO       -(com medo) E... E o meu filho, doutor?

O médico olha tenso para ele.

MÉDICO     - Eu sinto muito. Nós fizemos o possível, mas... A Camila perdeu o bebê.

Beto fica arrasado, cheio de desespero e culpa ao ouvir isso. Artur, Cida e Judite se aproximam dele, tristes, tentando consolá-lo. O médico se afasta.

BETO       - Meu filho, pai! Eu matei o meu filho!
ARTUR      - Não, Beto. Foi uma fatalidade.

Beto quase chorando. Todos muito comovidos. Só Adelaide continua impassível, fria como sempre.

CIDA       - Você não diz nada, Adelaide?
ADELAIDE   - Dizer o quê? Eu avisei pra Camila que esse casamento seria um desastre, mas/
CIDA       -(corta, furiosa) Eu tô falando do seu neto, que a Camila acabou de perder! Você não tá sofrendo com isso?
ADELAIDE   -(sincera) Não, não tô. Deus sabe o que faz! Se não era pra essa criança vir ao mundo...

Cida tenta partir para cima de Adelaide. Artur a segura.

CIDA       - Como é que você pode falar assim de uma pobre criança que nem chegou a nascer? E que ia ser seu neto? Você é um monstro, Adelaide, não tem coração!
ARTUR      - Calma, Cida, calma!
ADELAIDE   -(grita, furiosa) Você não tem o direito de me acusar desse jeito, como se eu fosse a culpada de tudo isso! Se alguém aqui tem culpa do que aconteceu, é o seu filho, que traiu a Camila descaradamente! Ele sim, não vale nada!

Cida tenta partir mais uma vez para bater em Adelaide, mas Artur a impede.

ARTUR      - Para, Cida! Vamos embora daqui, vamos!

Artur vai saindo com Cida, que continua possessa de raiva. Beto e Judite vão também. Ele muito triste, ela tentando consolá-lo. Adelaide olha para eles, furiosa. Nina ao lado da mãe, meio assustada com o que aconteceu. Corta para:

CENA 02. HOSPITAL. QUARTO DE CAMILA. INTERIOR. NOITE.

Adelaide sentada, observando Camila, que dorme. Instantes e Camila começa a acordar. Olha ao redor, meio atordoada.

CAMILA     - Mãe? Onde é que eu tô?
ADELAIDE   - Calma, você não pode fazer nenhum esforço.
CAMILA     - O quê que eu tô fazendo nesse hospital?
ADELAIDE   - Você foi atropelada, mas o pior já passou. Tá tudo bem agora.

Camila começa a lembra de tudo. Insert de take rápido da cena 16 do capítulo 2: Camila flagrando Beto e Claudete na oficina. Fusão para trecho da cena 18 do capítulo 2: Camila sendo atropelada. Fim dos inserts.

CAMILA     - Eu lembrei. O Beto foi o culpado de tudo. Ele e a Claudete. (lembra de repente) E o meu filho, mãe? Como é que tá o meu filho?

Adelaide olha séria para Camila, sem coragem de falar. Camila percebe o que aconteceu só de olhar para a mãe. Ela vai ficando desesperada.

CAMILA     -(chorando) Meu filho, mãe! Meu filho!

Camila chora silenciosamente, sofrendo muito. Adelaide olha a filha, quase chorando. Ela se aproxima de Camila tentando consolá-la. Um tempo na emoção das duas e Corta para:

CENA 03. ÁGUA LINDA. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. NOITE/DIA.

Imagens da cidade, marcando passagem de tempo de alguns dias. Como fundo musical, instrumental triste que começou na cena anterior. Corta para:

CENA 04. FRENTE DA CASA DE ADELAIDE. EXTERIOR. DIA.

Beto muito triste em frente à casa de Adelaide, aguardando alguma coisa. Tempinho e um táxi para lá perto. Do PV de Beto, vemos Camila e Adelaide saindo do táxi. Adelaide vem amparando Camila, que ainda está meio fraca e abatida. Beto se aproxima das duas, cauteloso. Ódio de Adelaide ao vê-lo. Camila não esboça nenhuma reação. Permanece séria, meio apática, como se nem o tivesse visto.

BETO       - Por favor, Camila, me deixa explicar tudo!
ADELAIDE   - Sai daqui! Deixa a minha filha em paz!

Camila olha muito magoada para Beto e se afasta de Adelaide, indo sozinha para casa. Beto tenta ir atrás de Camila, mas Adelaide o segura pelo braço.

ADELAIDE   - Se você entrar na minha casa, eu ligo pra polícia e te denuncio por invasão de domicílio.

Beto se solta e olha com ódio para Adelaide.

BETO       - Eu não vou desistir da Camila, dona Adelaide, não vou!

Beto vai embora. Adelaide entra em casa, com muita raiva. Corta para:

CENA 05. CASA DE ADELAIDE. SALA. INTERIOR. DIA.

Camila e Nina no sofá. Adelaide acabou de entrar da rua.

ADELAIDE   - Fico feliz que você tenha tomado juízo, Camila. Se separar desse cafajeste foi a melhor decisão que você podia ter tomado.
NINA       - Tava com tantas saudades de você!
CAMILA     - Eu também, querida. Eu também.

Nina e Camila se abraçam. Em Adelaide olhando feliz para as filhas, Corta para:

CENA 06. CASA DE BETO. SALA. INTERIOR. DIA.

Beto furioso diante de Artur, Cida e Judite.

BETO       - Bruxa velha! Desgraçada!
ARTUR      - Você não esperava ser recebido de braços abertos depois do que aprontou, né, filho?
BETO       - Eu sei, pai, mas eu tenho o direito de me explicar, não tenho?
ARTUR      - Tem, mas não agora! A Camila ainda tá muito abalada com o que aconteceu. Deixa a poeira baixar um pouco e você fala com ela.
JUDITE     - Se quer saber a minha opinião, Beto, você não tá perdendo grande coisa.
BETO       - Cala a boca, Judite! Não me faz ficar mais nervoso do que eu já tô!
CIDA       - Não precisa falar assim com sua irmã, meu filho! Ela não falou por mal!
BETO       - Ela nunca fala por mal, né Judite? (Judite ri, cínica) Mas eu não vou permitir que aquela velha me afaste da Camila, não vou!

Em Beto furioso, Corta para:

CENA 07. CASA DE ADELAIDE. SALA/COZINHA. INTERIOR. NOITE.

Adelaide sentada no sofá, vendo televisão. Camila vem do quarto e se aproxima da mãe.

ADELAIDE   - Tá melhor, filha?
CAMILA     - Tô.

As duas meio constrangidas. Camila senta no sofá.

CAMILA     - Tá assistindo o quê?
ADELAIDE   - Um filme, mas tá muito chato. (desliga a TV) Pronto. Não vou dar audiência pra isso.

As duas ficam em silêncio um pouco. Depois Camila fala:

CAMILA     - Você tava certa, mãe. Sempre esteve. Eu fui uma tola por não ouvir seus conselhos.

Adelaide mal consegue disfarçar a satisfação de ver que finalmente a filha reconheceu que ela estava certa.

ADELAIDE   -(tenta aparentar indiferença) Vocês jovens fazem tudo por impulso, sem parar pra pensar nas consequências dos próprios atos, mas isso é típico da idade. Eu também já fui assim, Camila. Só com o tempo e a maturidade a gente aprende como as coisas funcionam.

Adelaide levanta e vai para a cozinha. Camila vai atrás dela. O diálogo não é interrompido e enquanto fala, Adelaide vai enxugando e guardando a louça já lavada.

ADELAIDE   - Você ainda teve sorte de cair fora enquanto é tempo, porque a maioria só se dá conta da burrada que fez quando já é tarde e não dá mais pra voltar atrás. Eu, por exemplo. Assim que me casei, descobri que o teu pai não prestava. (T) Ele bebia todos os dias, Camila: vivia faltando no trabalho, fazia escândalo, me envergonhava diante dos vizinhos, me batia... Mas o que eu podia fazer? Cometi a burrice de casar grávida! (corrige a tempo) Não que eu me arrependa de ter tido você, filha, não é isso. Mas é que depois que a gente tem filho, fica ligada pra sempre ao marido, mesmo que se separe. (T) Quando você tinha dez anos, veio a Nina, de repente, sem ser planejada. Aí, já viu, né? Eu tava condenada a ficar eternamente ao lado dele. Acho que é carma. Eu devo ter feito algo muito grave em outra vida, pra ter passado por isso, só pode.
CAMILA     - Mas filho não é motivo pra ninguém ficar preso a um casamento fracassado!
ADELAIDE   - Você é que pensa! Se a minha vida já era um inferno com o teu pai, seria ainda pior se eu me separasse, porque bem ou mal, era ele quem sustentava a casa! Se eu largasse dele, como é que eu criar vocês? Vivendo com ele, eu ainda conseguia fiscalizar o dinheiro, pegar a maior parte do que ele ganhava e pagar as contas. Mas longe de mim, o desgraçado ia gastar tudo com cachaça, não ia dar nada pras filhas. (T) Eu não quero mais lembrar disso. Me faz mal.

Adelaide para o serviço e volta para a sala, enxugando as mãos, sem interromper o diálogo. Camila vai com ela.

ADELAIDE   - Eu só tô te falando essas coisas pra você ver que o seu caso é muito diferente do meu, Camila. Eu sei que você queria muito aquele filho, mas foi melhor que essa criança não nascesse. Agora não há mais nada que te prenda ao Beto e àquela família dele. Você ainda é muito jovem. Vai poder recomeçar a sua vida e ser feliz com alguém que te mereça de verdade.
CAMILA     - É tudo que eu mais quero, mãe: recomeçar a minha vida e ser feliz.

Em Camila pensativa, Corta para:

CENA 08. RUAS DA CIDADE. EXTERIOR. DIA.

Camila andando com Kátia. Está um pouco mais animada.

KÁTIA      - Bem-vinda de volta à vida de solteira, amiga! Já tá com uma carinha bem melhor.
CAMILA     - Pois é, a vida continua, não é?
KÁTIA      - Assim que se fala, tô gostando de ver!

Nesse momento elas levam um susto ao dar de cara com Beto.

BETO       - Eu preciso falar com você, Camila. Em particular.
KÁTIA      - Bem, eu vou indo.
CAMILA     - Não vai coisa nenhuma! Pode ficar! (a Beto) Eu não tenho nada pra falar com você! Vai lá ficar com a Claudete, vai! Vocês dois se merecem. Vambora, Kátia.

As duas se afastam. Beto desanimado. Corta para:

CENA 08. OFICINA. INTERIOR. DIA.

Tiago embaixo de um carro, consertando. Beto chega. Ele sai debaixo do carro, todo sujo de graxa.

TIAGO      - Pela tua cara, nem preciso perguntar o que aconteceu. Te esnobou outra vez, não foi?
BETO       - Mas eu não vou desistir dela. (pausa. Beto anda de um lado para o outro) Eu... Andei pensando muito e... Tomei uma decisão.
TIAGO      - Que decisão?
BETO       - Logo você vai saber. (pega o celular) Dá licença, Tiago. Eu vou ali fazer uma ligação e já volto.
TIAGO      - Peraí, Beto, pra quem você vai/

Beto já saiu. Tiago sem entender nada. Corta para:

CENA 09. ÁGUA LINDA. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. NOITE/DIA.

Takes rápidos e acelerados, indicando passagem de tempo. Letreiro: Tempos depois. Corta para:

CENA 10. FRENTE DA CASA DE ADELAIDE. EXTERIOR. MANHÃ.

Adelaide levando Nina para a escola.

NINA       -(aborrecida) Não sei por que a senhora insiste em me levar na escola todo dia. Não acha que eu já tô bem grandinha?
ADELAIDE   - Bem grandinha e sem juízo. Se eu não ficar de olho em você... Não quero nem pensar!

As duas vão se afastando. Nina muito aborrecida. CAM deriva até um lugar em que Beto estava escondido, esperando elas saírem de casa. Ao ver que as duas já estão longe, ele vai até a casa de Adelaide, abre a porta e entra. Corta para:

CENA 11. CASA DE ADELAIDE. COZINHA/SALA. INTERIOR. DIA.

Camila na cozinha tomando café com manteiga e pão. Escuta o barulho da porta sendo aberta.

CAMILA     - Mãe?! Esqueceu alguma coisa?

Beto aparece na porta da cozinha. Camila fica furiosa ao vê-lo.

CAMILA     - Quê que você tá fazendo aqui?
BETO       - Camila, me escuta, por favor!

Ela vai para a sala, sem parar de falar. Beto vai também.

CAMILA     - Nós não temos mais nada pra conversar, Beto. Vai embora! (vai até o telefone) Se você não sair daqui agora, eu chamo a polícia e/
BETO       -(corta, rápido) Quê que você me diz da gente ir morar no Rio de Janeiro?

Surpresa, Camila larga o telefone.

CAMILA     - Como é que é?
BETO       -(sorri) É. Eu pensei muito, Camila! E eu acho que vai ser bom pra nós dois, sair daqui de Água Linda, ir pra longe dessa gente, pra longe da/
CAMILA     -(corta, irônica) Da Claudete?
BETO       - Também! Ir pra longe dela, da minha família, da sua mãe... Longe de tudo que faça a gente lembrar do que aconteceu.
CAMILA     - E você acha que ir pro Rio de Janeiro, pra Nova York, pro Japão, pro fim do mundo, vai apagar a sua traição? Eu perdi o meu filho, Beto! Por sua causa!
BETO       - Eu sei. Eu também sofri muito. Você sabe que eu sempre quis ser pai. (pausa. Beto se aproxima de Camila) Mas eu acho que ainda dá pra gente recomeçar, Camila! O que aconteceu naquele dia lá na oficina não teve a menor importância pra mim! Você é a mulher que eu escolhi pra viver comigo pra sempre. É a pessoa que eu mais amo no mundo. (T) Vamos começar uma vida nova no Rio. Só nós dois, sem ninguém se metendo entre a gente! Não é o que você sempre quis? Hum?
CAMILA     - E como você vai alugar casa no Rio?
BETO       - Ué, com o meu dinheiro! Você acha que eu fiz o que com o que ganhei esses anos todos naquela oficina? Guardei! E é uma grana boa! Eu não quis alugar nada aqui porque tinha meus planos de no futuro comprar uma casa ou abrir minha própria oficina. Mas agora esse dinheiro pode ser usado pra alugar um apartamento pra gente lá no Rio.

Camila vai ficando balançada com o que ele diz. Beto percebe e continua, mais entusiasmado:

BETO       - Com a ajuda do Tiago, eu já consegui emprego numa oficina lá no Catete. Você sabe que eu não sei fazer outra coisa, né? Nasci pra mexer com carro. Também tenho um apartamento em vista pra alugar, no mesmo bairro. É simples, mas bem aconchegante: sala, cozinha, dois quartos...
CAMILA     -(mais calma) Você tá falando sério mesmo?
BETO       -(ri) Claro, meu amor! Lá no Rio eu vou ganhar bem melhor do que aqui. Quem sabe com o tempo a gente até financia um apartamento ou uma casa? O Tiago já me pagou o dinheiro do tempo de serviço. Com essa grana, vai dar pra gente comprar os móveis e você vai poder decorar tudo como quiser. (pausa) Quê que você me diz? Me dá mais essa chance de provar que eu posso te fazer feliz, Camila!

Beto tenta beijar Camila, mas ela não permite.

CAMILA     - Preciso pensar, Beto. Eu tô muito surpresa com tudo isso. Não posso me decidir agora.
BETO       -(sorri) Eu espero. O tempo que você quiser.

Beto vai embora. Camila sorri, indecisa e cheia de expectativas. Corta para:

CENA 12. CASA DE ADELAIDE. QUARTO DE CAMILA. INT. NOITE.

Adelaide já surpresa diante de Camila.

CAMILA     -(animada) Quê que a senhora acha, mãe? Só nós dois, no nosso apartamento, sem ninguém se metendo na nossa vida! Não foi a senhora mesmo que disse que quem casa quer casa?

Pausa. Camila olha Adelaide e continua, cautelosa.

CAMILA     - o Beto se arrependeu sinceramente. A maior prova disso é que ele tá renunciando a tudo que mais gosta por minha causa: a cidade, a família, os amigos... Ele tá abrindo mão de tudo isso só pra ter uma chance comigo! Eu sei que ele me ama! E... Eu também penso muito nele ainda!
ADELAIDE   -(ríspida) E pra que você quer saber o que eu acho se já se decidiu? Você sabe muito bem o que eu penso do seu marido e do seu casamento! Não vou gastar saliva e repetir tudo mais uma vez. Se eu te disser pra não ir pro Rio de Janeiro com o Beto, você vai me obedecer? Claro que não! Você já decidiu que vai se jogar mais uma vez numa relação que tem tudo pra dar errado! Pois vá, Camila! Vá! (já vai saindo, mas volta) Antes do seu casamento eu disse que todo mundo precisa apanhar da vida pra aprender alguma coisa. Eu tava errada: algumas pessoas não aprendem nem assim. Você é uma delas.

Adelaide sai furiosa. Camila triste, mas decidida. Corta para:

CENA 13. CASA DE ADELAIDE. SALA. INTERIOR. DIA.

Abre em Camila já abraçando Nina e se despedindo. Leva uma mala simples. Adelaide observa as duas, muito magoada.

CAMILA     - Tchau, Nina!
NINA       - Eu vou sentir sua falta.
CAMILA     - Depois eu venho te visitar. E logo você vai conhecer o meu apartamento no Rio. Melhora essa cara. Não quero te ver triste.

Nina sorri. Camila a beija e se dirige a Adelaide.

CAMILA     - Tchau, mãe.
ADELAIDE   -(seca) Tchau.

Camila tenta beijar Adelaide, mas ela vira o rosto. Camila se dirige à porta da rua. Adelaide parece lutar consigo mesma, querendo dizer alguma coisa. Até que consegue:

ADELAIDE   -(voz trêmula) Se você sair por essa porta, vai deixar de ser minha filha e pode esquecer que tem mãe. Nunca mais eu vou querer ver você na minha frente.

Camila olha triste para a mãe, que está quase chorando.

CAMILA     - Minha decisão já tá tomada, mãe. Eu sinto muito que tudo tenha que ser dessa forma, mas é você quem quer assim.
ADELAIDE   - Não, Camila. Você é a responsável por tudo isso.
CAMILA     - Depois eu mando buscar o resto das minhas coisas.

Camila vai embora. Nina vai para dentro, chorando muito. CAM fecha devagar na expressão sofrida, magoada e derrotada de Adelaide. Ela chora silenciosamente. Corta para:

CENA 14. RIO DE JANEIRO. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. DIA.

Takes bem bonitos da cidade maravilhosa, terminando com imagens do Bairro do Catete e do prédio onde fica o apartamento de Beto e Camila. Corta para:

CENA 15. APARTAMENTO DE BETO E CAMILA. INTERIOR. DIA.

Camila e Beto olhando o apartamento que ele alugou. É simples, pequeno, mas confortável, perfeito para um casal. Ainda não está mobiliado. Jornais espalhados pelo chão, latas de tinta, caixotes, etc. Cortes descontínuos dos dois andando pela sala, pelos quartos, pela cozinha, área de serviço, banheiro... A cena termina com os dois na sala. Camila muito animada. Gostou do apartamento.

BETO       - Gostou, meu amor?
CAMILA     - Adorei. É lindo! Tem a minha cara! Eu vou adorar fazer a decoração do meu jeito!
BETO       - Eu prometo que nós vamos ser muito felizes aqui! (Puxa ela para perto dele) Agora me dá um beijo! Tô com muita saudade da tua boca!

Os dois se beijam. Um beijo daqueles. Depois do beijo, Camila se afasta, meio sem fôlego, mas muito feliz.

CAMILA     - Agora, vem cá, como foi que você conseguiu alugar esse apartamento tão rápido aqui no Rio? Não deve ter sido fácil!
ALEX       -(off) E não foi mesmo.

CAM mostra Alex ao pé da porta. Ele entra, feliz.

ALEX       - Quando o Beto me disse que queria vir pro Rio, eu fiz questão de ajudar ele a encontrar um apartamento bem bom, dentro do que ele pode pagar, é claro. Fui até fiador dele!
BETO       - É verdade. O Alex me ajudou bastante.
ALEX       - Que bom que você gostou, Camila! Seja muito bem-vinda ao Rio de Janeiro!

Alex sorri e olha fixamente para Camila. Em Camila muito perturbada com o olhar dele e já imaginando o que está por vir,

Corta.

FIM DO CAPÍTULO 3

Confira o 4º capítulo, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...