segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Bicentenário da Imigração Chinesa - Um Viva ao Cinema Oriental!


Por Paulo Lannes 

2012 é o ano que marca o bicentenário da imigração chinesa no Brasil. Muitos deles tiveram como maior motivo a vinda para cá por causa da falta de alimentos ocasionadas pelas constantes guerras que aconteciam na continente amarelo. Com isso, eles acabaram por influenciar (mesmo que pelas beiradas) o cotidiano brasileiro. Entre elas está a gastronomia, a acupuntura, o horóscopo, os fogos de artifício, literatura e as artes marciais. O cinema chinês, apesar de não ser valorizado por aqui também conta com opções especiais, que não devem passar despercebidas.

Adeus, minha concubina.

O filme fala da história de dois amigos que vivem do teatro, onde um deles faz o papel da mocinha enquanto o outro faz o do mocinho. É muito interessante perceber a cultura chinesa no que se diz respeito às artes. Era normal que muitos homens atuassem em papeis de mulheres, principalmente onde o sexo feminino era extremamente desvalorizado (e ainda se vê muitos resquícios dessa desvalorização na sociedade atual). Então todos aqueles que tivessem voz de soprano acabavam por atuar em papéis femininos e eram ovacionados pelo país inteiro. Mas no filme, a história vai além disso, mostrando o amor clandestino do soprano com o seu amigo. Por não ser correspondido (no amor), o ciúme acaba por minar a amizade deles, deixando também o teatro por um fio. O filme fez tanto sucesso que concorreu a muitos prêmios internacionais (como Oscar pelo melhor filme estrangeiro) e ganhou alguns (como Globo de Ouro, BAFTA e Palma de Ouro no Cannes).

O Tigre e o Dragão.

Talvez esse seja o filme chinês mais conhecido em todo o mundo. E tratando de um folclore asiático, o país conta com um drama muito bem elaborado além de usar bons efeitos especiais. O país ainda é valorizado na maravilhosa fotografia da área rural chinesa, o que lhe valeu um Oscar por essa área (e mais três, por melhor filme estrangeiro, melhor direção de arte e melhor trilha sonora). É impossível não se apaixonar pela guerreira rebelde e sua indecisão de qual lado seguir na hora de lutar.

A Batalha dos 3 reinos.

Esse é outro filme que se trata da história de um folclore chinês. A história se trata basicamente da luta entre o império contra os senhores feudais do Sul da China. De produção megalomaníaca, o filme conta com um sem número de figurantes e cenas absurdamente belas de guerras e batalhas. Em diversos momentos percebe-se o uso de estratégias encontradas na Arte da Guerra, livro famoso chinês. Imperdível.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...