sábado, 24 de março de 2012

DIRETO DO JAPÃO: OS ANIMES!

Por Denis Pessoa

A palavra anime em nosso país para referir-se aos desenhos animados produzidos no Japão, embora refira-se na verdade a qualquer tipo de animação, produzida em qualquer nação.
No Brasil, o sucesso dos animes é relativamente recente, e controverso. Com um público acostumado a assistir a desenhos como Tom & Jerry, Os Flinstones, Scooby-Doo, todos voltados o público infantil, sentiram o forte choque cultural dos desenhos apresentados pelos japoneses: personagens humanos, ou semelhantes viviam histórias complexas e muito mais adultas. Demorou até que o público entendesse que os desenhos produzidos no Japão abrangiam inúmeros públicos-alvo, e que nem todos eram para crianças, ou ainda que, as crianças japonesas, educadas de forma diferente das brasileiras consomem produtos igualmente diferentes. Houve severa resistência de pais e instituições conservadoras, que consideravam os desenhos repletos de violência, ocultismo e até mesmo de satanismo.
Ainda assim, o anime veio ao Brasil para ficar. Em poucos anos, o jovem brasileiro passou a ser consumidor fiel desse desenho, – não só das obras, como também dos traços únicos de seu desenho – , e diversas histórias tornaram-se muito populares por aqui.

Os Cinco Cavaleiros de Bronze e Ares, o vilão
O primeiro grande hit, febre nacional, causador de polêmica, e gerador de incontáveis subprodutos como cd's, álbuns de figurinhas e bonecos que reproduziam os personagens do desenho foram Os Cavaleiros do Zodíaco, de 1986, mas que só estreou no Brasil em 1994, pela TV Manchete.
O anime contava história de cinco super-heróis que além de proteger o mundo do mal, eram reponsáveis pela segurança da deusa Atenas, reencarnada na pele da jovem Saori Kido. O desenho possuía personagens empáticos, e caíram na boca do povo: as crianças adoravam, e os pais pareciam perdidos diante de algo tão novo e plenamente desconhecido.

Os Cavaleiros do Zodíaco teve 114 epísódios, e seu sucesso persistiu, anos depois, gerando assim, depois de muitos pedidos, sua continuação, feita através da saga de Hades, existente há anos no mangá. Também baseado em uma mangá, foi criada a série The Lost Canvas, contando a história dos Cavaleiros de Atena muito antes dos famosos Seya, Shiryu, Shun, Yoga, e Ikki, tendo sido cancelada recentemente. A mais recente novidade é a criação da série Saint Seya: Ômega, que conta a história dos Cavaleiros após a saga de Hades. Mesmo contando com novos protagonistas, os personagens da série anterior continuarão presentes, em uma manobra para manter cativo os fãs da série desde seu início.

Os Cavaleiros do Zodíaco fala sobre um tema recorrente em animes juvenis: a superação de obstáculos através da amizade. Unidos, os cinco Cavaleiros estão sempre ajudando uns aos outros para escaparem dos perigos a que se submetem.
Os personagens principais de Dragon Ball
 Outro sucesso por aqui foi o desenho Dragon Ball, que conta a história do pequeno Goku, menino que sai em busca de sete esferas poderosas, que podem conceder ao seu dono um pedido. Em Dragon Ball, a história de Goku é contada desde sua infância até sua vida adulta, chegando ele inclusive a ter um filho, o pequeno Gohan. O primeiro anime conta a história de Goku quando pequeno, e as histórias envolvem mais comédia e aventura. O anime seguinte, Dragon Ball Z, conta a história de Goku adulto, vivenciando batalhas mais perigosas e violentas. O desenho então adquire aspecto mais sombrio, ganhando traços de ação e suspense.
Os personagens principais de Yu Yu Hakusho
Anos depois, conhecemos outro desenho que fez muito sucesso entre os jovens: com ação, sangue e muito bom humor, conhecemos Yousuke Urameshi, protagonista da série Yu Yu Hakusho. Anime com 112 episódios, contou a história do estudante violento, que para salvar a vida de uma criança, acaba morrendo atropelado. Já no além, recebe uma proposta: voltar à vida como detetive espiritual, trabalhando a serviço das entidades sobrenaturais que mantem o mundo em harmonia. Com protagonistas simpáticos aos jovens, a série fez um grande sucesso no Brasil.


No final dos anos 90, o público infanto-juvenil foi presentado com um grande sucesso: Pokémon, que introduziu um universo repleto de criaturas com poderes únicos, que podem ser transportadas em pequenas esferas que cabem no bolso. O protagonista, Ash Ketchum, ao lado de seu pokemon favorito, Pikachu, vive aventuras ao lado de seus companheiros, em uma trama cheia de ação e humor, voltada a um público mais infantil, ou seja, com doses leves de violência. Um sucesso como há muito não se vê, já são mais de dez anos no ar, com mais de 700 episódios e 600 pokemons. Inúmeros produtos derivados como jogos, filmes e brinquedos foram lançados.
O trio protagonista de Naruto
Anos depois, em 2007, o Brasil conheceu uma nova febre: Naruto, a história do pequeno ninja órfão, que, rebelde, e desprovido de talento, que descobre carregar um demônio em formato de raposa em seu interior. Apaixonado por Sakura, vê em Sasuke um grande rival. Ao longo dos episódios Sasuke e Naruto desenvolvem uma grande amizade, que é interrompida pela obssessão do rapaz por vingar-se de seu irmão, Itachi, que assassinou toda sua família, deixando apenas o jovem ninja como sobrevivente. Em determinado momento, Sasuke abandona seus amigos, sua casa, e adere uma vida criminosa para alcançar seu objetivo. Enquanto Sasuke torna-se cada vez mais desumano ao longo do tempo, Naruto mantem sua ingenuidade e pureza, aprimorando suas forças para derrotar seus inimigos e trazer Sasuke de volta, ignorando aos avisos de todos que o rapaz já não tem mais jeito. Longa, a série Naruto já possui cerca de 500 episódios, diversos filmes e OVA's, e, assim como Dragon Ball, já mostra a vida dos personagens em sua adolesência, mudando também seu tom, agora mais soturno.

L à esquerda, com Light Yagami
Perto do final da década, conhecemos uma história em poucos episódios, e que foi bem recebida no Brasil: Death Note, série sinistra, e cheia de mistério e ação, protagonistada por Light Yagami, um estudante exemplar, que recebe por acaso um caderno misterioso. Logo, ele descobre os poderes do objeto: ele tira a vida das pessoas cujos nomes são escritos em suas linhas. Logo, Light começa a usar o caderno para exercer sua concepção de justiça, tornando-se um procurado pela polícia, em um jogo de astúcia e intrigas, onde disputa com o gênio L, um detetive que fica em sua cola.

São inúmeros os animes que merecem ser citados: Supercampeões, Shurato, Inuyasha, Sailor Moon, Sakura Card Captors, Bleach, One Piece, entre tantos outros que fizeram sucesso por aqui, conquistando jovens de diversas faixas etárias com seus diversos gêneros e sub-gêneros de. Além da idade, são levados em conta o sexo, e até mesmo orientação sexual na demarcação do público, existindo inclusive animes e mangás eróticos e até mesmo pornográficos, visando o público adulto.
No Brasil, a preferência permanece nas histórias juvenis de ação, em sua maioria voltadas para o público masculino, com algumas poucas excessões.

Personagens centrais de Bleach
A fácil identificação com o anime também se deve em grande parte por sua estrutura: em geral contadas em capítulos, as histórias tem ganchos que podem prender o espectador por anos, assim como as telenovelas nacionais. Os personagens são bem delimitados entre mocinhos em vilões, sem deixar de fora os tipos dúbios e misteriosos. Em uma divisão clara do bem e do mal, os personagens cativam. Os herois são venerados, e os vilões, aclamados por serem tão odiados.



Um mercado vasto, fascinante e sólido, que se aprimora constantemente, e que tem muitas novidades a nos apresentar ainda, para manter os fãs e atrair novos públicos no mundo inteiro.

Sayonara!

3 comentários:

  1. confesso que não curto esse tipo de desenho animado, nem gibi, mas adorei a vibe da postagem... valeu, Denis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo mesmo te imaginar na frente do PC ou da TV assistindo um cap. de DBZ por ex. rsrs

      Excluir
  2. Assim como a maioria dos garotos de minha idade comecei com DBZ e CDZ.
    A maioria dos animês são metáforas da vida, existe aquele personagem com o qual se identifica e há sempre uma mensagem, transmitem valores às vezes até ético. Acho que isso é uma coisa muito bacana, que me faz adorar as animações japonesas. Afinal, não basta ser bonito, ter aquela trilha sonora e aqueles efeitos incríveis se não tem conteúdo, né? Ah, sim, claro, e eles capricham mesmo, arranjam orquestras inteiras pra compor as ost.
    Outro motivo é a viagem que os animes e mangás nos proporcionam. As histórias são, em geral, pessoas encontrando amizades verdadeiras, autoaceitação, amores, alegrias e tristezas; acreditando em si mesmo, vivendo aventuras, lutando para proteger alguém.Eu gosto dos romanticos,principalmente se for Yaoi(risos.Adoro junjou Romantica,Fairy Tail,Fullmetal,Blue Exorcist,Death Note,Bleach...e ateh mesmo o Pokemon rs!
    Dei meu recado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...