sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Êxodo: Deuses e Reis - Exuberância, Luta e Morte


Por Henrique Melo

Não sou crítico de cinema.  Sou apenas um espectador que gosta de assistir a um bom filme e comentar o que achou a respeito. Pois bem, o longa metragem Êxodo: Deuses e Reis, de Riddley Scott, nos remete a toda a suntuosidade do Egito antigo com belas tomadas panorâmicas da cidade de Memphis. A caracterização e fotografia também não ficam para trás. Tudo é muito exuberante e caprichado, embora se torne um pouco exaustivo devido a sua longa duração.

Christian Bale dá vida a Moisés, herói do Velho Testamento bíblico, sem exagerar nas tintas e/ou cair na pieguice. Seu Moisés é mais sensível e humano, demonstrando nuances interessantes dentro do enredo; inicialmente renegando sua origem hebreia até passar, gradativamente, para o lado do povo escravizado pelo Egito. Embora a atuação de Joel Edgerton como Ramses não tenha sido bem recebida pela crítica, considero que ele conseguiu cumprir bem o papel de dar vida ao faraó tirano e inseguro.


O filme conta também com várias mensagens que criticam claramente o cristianismo. A começar pela personificação de Deus na pele de um garotinho. Eis a metáfora de que Ele é, na visão de Riddley Scott, como uma criança mimada, vingativa e impiedosa. Há outro momento em que este posicionamento fica ainda mais explícito quando Ramses, diante da praga que tirou a vida de todas as crianças egípcias incluindo o seu filho, pergunta a Moisés: “Que povo é este tão fanático a ponto de idolatrar um Deus assassino?”.



Visualmente falando, é um filme agradável. Há erros e acertos em sua execução, mas quem for ao cinema irá sair da sessão satisfeito. Vencendo as comparações com o terrível “Noé”, Êxodo consegue aproveitar bem as passagens bíblicas como as pragas que assolaram o Egito e a travessia do Mar Vermelho. Acredite, são os melhores momentos deste épico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...