quarta-feira, 19 de março de 2014

Assédio

Com ótimos desempenhos do elenco, Bertolucci cria estória de amor que parece impossível


Por Túlio Vasconcelos

O filme Assédio (Besieged, Itália, 1998) de Bernardo Bertolucci é a estória de um homem e uma mulher que não parecem ter nada em comum. Na bagagem, este realizador italiano carrega filmes como Último Tango em Paris - referência da erotização na sétima arte - e La Luna, uma das projeções mais bonitas da história do cinema. Em 1987, com O Último Imperador, Bertolucci abocanhou nove Oscars, incluindo melhor diretor e melhor filme. Assédio marca o retorno de Bertolucci à boa forma.
               
O longa-metragem começa apenas embalado por um canto africano com uma espécie de sacerdote. A sequência é interrompida e retorna junto com a música, numa relação perfeita com o som diegético da cena. Esse é o ritmo imprimido por Bertolucci nesse filme, sempre alternando o som africano com música erudita. Ainda na África, somos apresentados à Shandurai - vivida por Thandie Newton – que trabalha com menores deficientes. Não há uma só palavra nessa sequência.  Nada é dito, mas supomos que as crianças que estão aos cuidados dela tenham sido vítimas de alguma guerra entre tribos ou minas. O país (que o diretor não deixa claro qual é) vive um regime ditatorial. O marido de Shandurai, que é professor, é contra o regime. Na presença da esposa, ele é levado da sala de aula pela força truculenta pelos militares, que o levam para um lugar ignorado. Durante o primeiro e o segundo ato, destaca-se a ausência de diálogos – sua marca registrada - e, apesar disso, a estória não é comprometida em momento algum. Além disso, o realizador italiano opta por cores mais fortes para criar um clima de tensão maior. Através dos detalhes visuais, consegue-se compreender a projeção sem problemas.

Após a sequência, vemos Shandurai em Roma, na Itália, morando num pequeno quarto. Ela sobrevive do trabalho de faxineira. Além dessa tarefa, a africana dedica parte do seu tempo estudando medicina. Como boa parte dos imigrantes, Shandurai não foi bem recebida na Europa. Ela trabalha na mansão de inglês Kinsky, que é interpretado por David Thewlis.  Ele passa o dia nesse imóvel - doado pela sua tia - onde passa o dia tocando o piano. O músico fica apaixonado por ela e parece não se importar que seja casada e que o marido dela está preso na África, correndo risco de vida.  Ele é o patrão e ela, a empregada. Depois eles passam a apenas amigos que se admiram para, por fim, apaixonados. O amor de Kinsky por Shandurai faz com que ele se desfaça do que considera mais importante: o seu lindo e envernizado piano.

A mise-en-scène (organização dos elementos visuais em cena) adotada por Bertolucci tem um estilo diferenciado. As suas decisões contribuem para a qualidade superior do filme. A escada é umas das personagens mais importantes do filme. Kinsky mora na parte superior da mansão, enquanto ela, por sua vez, vive na parte inferior, o que representa a disparidade entre os protagonistas, explicitando as diferenças sociais e culturais existente entre eles. É também na escada onde se desenrolam as cenas mais relevantes do filme. Bertolucci, sabiamente, usou esse elemento arquitetônico a seu favor.

A atuação dos atores, neste caso, é essencial para o sucesso da película. Thandie Newton e David Thewlis estão impecáveis. Bertolucci consegue extrair o máximo dos atores. Ele nos mostra que não é considerado um grande cineasta à toa. À medida que a câmera se aproxima dos personagens, o diretor a movimenta criando um clima emocional, utilizando, o recurso da câmera na mão em boa parte de Assédio. O tom visual torna-se mais ameno quando a estória passa para a capital italiana.

O diretor flagra a Itália das periferias e a sua luta contra a convivência de raças no País, que já parece inevitável. Aqui, o diretor não utiliza nenhum discurso ou posicionamento. Assim, ele contempla essa riqueza étnica, sem lançar questionamentos. Observa apenas. O amor do pianista e da faxineira torna-se uma interrelação de raças sem parecer piegas ou forçado. O resultado é uma demonstração cabal da qualidade desse cineasta genial.

Assédio (Besieged, Itália, 1998)
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Thandie Newton, David Thewlis
Duração: 94 minutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...