quarta-feira, 31 de outubro de 2012

NELSON BASKERVILLE uma explosão de competência

by Sidney Rodrigues

Nelson Baskerville nasceu em Santos em 01 de setembro de 1961, é ator, diretor, autor e artista plástico brasileiro. Formado pela Escola de Arte Dramática - EAD - ECA - USP em 1983. Professor de interpretação do Teatro-Escola Célia Helena, desde 1991.
Este virginiano perfeccionista e talentoso está dirigindo duas das montagens mais brilhantes em cartaz em São Paulo/SP, o premiado LUIS ANTONIO - GABRIELA, típico espetáculo de teatro cada vez mais raro de se ver hoje em dia, pois tem, vários atores, cenário, música, dança, vários adereços e um texto muito forte e impactante que não tem como não atingir a todos os tipos de pessoas que se propõem a ver a montagem.

Tive o prazer imenso de ver 2 vezes esta montagem. A primeira vez eu fiquei paralisado com tudo, chorei mais de 50% da peça e tentava não perder um só segundo daquela história, contada por atores jovens, mas não menos intensos do que pedia a montagem, na segunda vez que eu vi, mais relaxado, curti a peça ainda mais e me emocionei tanto quanto da primeira vez.
O melhor de tudo é que no dia em que eu vi pela primeira vez, ainda tive a oportunidade de bater papo com o elenco e direção, onde eles disseram como foi concebido, quais os dilemas e os pontos que escolheram para montar a peça, que por sinal, é uma parte importante da vida desse diretor e se quiser saber mais, aconselho você a não perder a temporada popular que o espetáculo faz no Teatro Alfredo Mesquita em São Paulo.

A outra peça em cartaz dirigida por Nelson Baskerville em São Paulo é Córtex, que encerra temporada no dia 04 de Novembro no CCBB e tem no elenco um OTAVIO MARTINS inteiro e pleno em cena. Uma peça que nos faz pensar nas tragédias do dia a dia que qualquer um de nós pode vivenciar, e muitas vezes dentro delas nunca se sabe ao certo quem é a vítima e quem é o vitimado.


Olhando esses dois trabalhos de Nelson Barkerville me dá um orgulho tão grande, uma satisfação em vê-lo tão intenso e criativo, "pirado" como acho que só os grandes artistas são.

Tive o imenso prazer em trabalhar com o Nelson Baskerville em duas oportunidades, e foram momentos muito bacanas. Montamos O SENHOR DE PORQUEIRAL de Moliere, a primeira montagem foi ainda no Teatro Escola Célia Helena. Nelson me incumbiu de fazer o galã da peça, ERASTO, claro que eu titubeei, nunca me vi como um galã ou aquele tipo que pudesse conquistar alguém a ponto da pessoa arriscar ir contra os desejos do pai, mas lembro muito bem dele me dizer. "SE VIRA, TODO MUNDO TEM UM GALÃ DENTRO DE SI!", e não é que saiu! Consegui fazer o papel e até comecei a ter mais autoconfiança e encontrar o tal galã.

Anos depois a própria Célia Helena queria montar uma peça que representasse os trabalhos que a escola realizava, e lá estavam Nelson Baskerville, O SENHOR DE PORQUEIRAL e eu às voltas com Erasto novamente, o bom é que o Erasto desta nova fase já caminhava mais para o tipo de trabalho que realizei ao longo da carreira. Consegui dar uma cara paspalhona e engraçada ao mocinho, que nesta montagem virou um gaguinho, confesso que foi muito mais divertido do que na primeira montagem.

NELSON BASKERVILLE sempre foi aquele professor de teatro que conseguia o que queria do elenco, todos sempre se rendiam as suas ideias e embarcavam nela sem pestanejar. Prova disso é que entre os alunos da escola de teatro sempre havia o desejo de ser dirigido por ele e quem conseguia isso achava que estava um grau acima dos demais.

O bom disso tudo é que o tempo passou e esse cara ficou cada vez melhor, cada vez mais completo como ator, diretor e artista plástico, ou seja, sua alma inquieta sempre reinventa.

Ah! Lembro de quando Nelson estava fazendo PROCURA-SE UM TENOR, fui ver a peça e sentei na primeira fileira para poder apreciar o trabalho mais de perto, sempre fui fã, tinha orgulho de poder presenciar aquele momento.

Lógico que ele me deu um esporro por eu estar logo na primeira fileira, hehehehehe, mas esse é o Nelson.

Trabalhos na TV
  • 2010 - As Cariocas - Fagundes
  • 2009 - Viver a Vida - Leandro Machado
  • 2009 - Maysa - Quando Fala o Coração - Alcebíades Monjardim "Monja"
  • 1998 - Fascinação - Tomás Giuliani
  • 1998 - Chiquititas - pai de João Pedro
  • 1997 - Canoa do Bagre - João do Braço
  • 1996 - O Rei do Gado - participação especial
  • 1994 - Éramos Seis - Marcos
  • 1992 - Pedra Sobre Pedra - Murilo Pontes (jovem)

No Teatro

  • Quando Nietzsche Chorou
  • Camino Real
  • Uma Lição Longe Demais
  • Rua 10
  • Às Margens da Ipiranga
  • Solness, o Construtor
  • Senhor de Porqueiral
  • A Megera Domada
  • Alice no Pais das Maravilhas
  • Espectros

Como Diretor

  • A falecida
  • Luis Antonio-Gabriela
  • 17x Nelson- O inferno de todos nós
  • Os sete Gatinhos

Como Autor

  • Luís Antônio-Gabriela

Prêmios


  • Prêmio Shell - Pela Direção de Luis Antonio- Gabriela

2 comentários:

  1. Luiz Antônio Gabriela é uma obra prima!
    Nelson é talentosíssimo e merece ser reverenciado!
    Abraço
    Fabio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  2. Fabio, esta foi minha singela homenagem a ele.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...