sexta-feira, 11 de maio de 2012

AS SUBLIMES – UMA QUEBRA DE BARREIRAS



Por Isaac Santos

Era o ano 1993, o Brasil passava por uma conquista há muito desejada:  artistas e outros profissionais negros conseguiam entrar para a mídia, mostrando que o negro não era apenas consumidor, mas também podia vender, e com qualidade. Entre os artistas, estava o trio “As Sublimes”, formado por Isabel Fillardis (a Ritinha da novela ‘Renascer’, entre outras), Karla Prietto e Lílian Valeska.

Com seu primeiro videoclipe lançado pelo jornal dominical “Fantástico”, o trio alcançou o sucesso e esteve presente nas paradas do momento nas rádios de todo o país com a música “Boneca de Fogo”.  Até então, o público estava acostumado com cantoras brancas, em estilo europeu nos programas de auditório, e As Sublimes veio como uma quebra de barreiras, representando a black music no Brasil. Emplacaram mais outras quatro músicas e viraram símbolo, representando a mulher afro-descendente-brasileira, valorizando a voz, a imagem e a beleza de um país que não assumia ter várias etnias.


Isabel Fillardis era modelo, entrou para o trio e logo atuou na novela de Benedito Ruy Barbosa. Em seguida lançou o primeiro cd do grupo.

Karla Prietto foi modelo, estampando a embalagem dos sabonetes Lux na Nigéria, cantora experiente, participou durante muito tempo do programa do Chacrinha, cantou com Kátia e outros.

Lílian Valeska viria do teatro musical, com experiência em ter cantado também com Eduardo Dussek, Kid Abelha entre outros. Participou, logo após o primeiro disco, da novela “Irmãos Coragem”.

Em 1995, por dificuldades para manter os compromissos como atriz, modelo e cantora, Isabel Fillardis deixou o grupo e foi substituída por Flávia Santana. Uma cantora e atriz também experiente, que lançou, junto com Karla e Lílian, o segundo cd do trio em 1997.


A faixa “Eu queria um amor”, versão do trio para “My Chèrie Amour” (de Stevie Wonder) tocou exaustivamente nas rádios e teve seu single lançado com onze versões diferentes. Algumas das outras músicas também foram lançadas até que elas e outros artistas começaram a ter dificuldades com situações de gravadoras.


Um vídeo de release sobre o grupo foi postado recentemente por um fã no site youtube e, assim como os videoclipes de “Boneca de Fogo” e “Menina Mulher da Pele Preta”, estão fazendo sucesso e mostrando um marco histórico para o reconhecimento no Brasil.


ATUALMENTE

Isabel Fillardis continua trabalhando como atriz na Globo (acabou de encerrar a novela “Fina Estampa”, onde interpretou a sofisticada advogada Mônica), é fundadora das Ong’s “Doe Seu Lixo” e “A Força do Bem”.

Karla Prietto está cantando com o grupo “Revelação”, viajando por todo o Brasil.
Lílian Valeska é uma das atrizes mais requisitadas para musicais brasileiros, dona de uma voz de timbre agudo conceituado, ela está em cartaz com o famoso musical “Tim Maia”, interpretando a primeira mulher do cantor.

Flávia Santana participou da novela “Duas Caras”, como uma das dançarinas da uisqueria. Atuou em vários espetáculos teatrais, gravou uma música com o cantor Belo e está lançando seu cd solo.



5 comentários:

  1. Bacana gostaria de ter conhecido. De todas só conheço a Isabel e a admiro muito, nem sabia que ela cantava (perdoem a ignorância). Ótimo post.

    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/2012/05/o-grande-papel-de-mae-nas-novelas.html

    ResponderExcluir
  2. Fico impressionado com a memória do Isaac!
    Ama o passado! Viva o saudosismo!
    Ótimo texto amigo!

    ResponderExcluir
  3. Saudades desse trio! Nossa, lembro como as meninas do colégio cantavam isso sem parar! Acho que eu estava na 7ª ou na 8ª série... "Boneca de Fogo" tocava direito nas rádios e na TV. Bons tempos ;-)

    ResponderExcluir
  4. Tempos bons que deixaram saudade.Boneca de Fogo é uma música que eu gosto.Tenho ela aqui no meu pc e no meu celular para reviver esses tempos tão bons da música.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal recordar, já não me lembrava mais do grupo, mas foi a música começar q logo comecei a cantar junto, recordar eh viver,kkkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...