sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais um Chico que se vai...

por José Vitor Rack

O Brasil é o país das Marias e dos Josés. Dos Antônios e das Helenas. Das Aparecidas e dos Franciscos. Chicos. Somos um país repleto, abarrotado de Chicos. Hoje morreu um deles. Chico Anysio, cearense de alma carioca que conquistou o Brasil inteiro com seu humor e inteligência.

Meu pai era apaixonado por seus tipos e pelo seu humor. Toda semana era sagrado esperar acabar a novela para sentar-se em frente à TV, acender um cigarro e rir muito. Eu não comentava, mas tinha medo do Bento Carneiro, vampiro brasileiro. Também tinha medo do Tim Tones e do Profeta. E mais medo ainda da abertura do programa, onde ele esticava a orelha e o nariz como se fossem de borracha.


Minha mãe ouvia sempre um disco antigo de Baiano e os Novos Caetanos. VÔ BATÊ PA TU era uma das músicas de que ela mais gostava de ouvir durante as faxinas de sábado. Eu não conseguia entender o que o Chico Anysio estava fazendo na capa do disco de outras pessoas. Não associava ainda a imagem dele à dos personagens.

Cresci perdendo os medos de infância, como todo mundo. Comecei a aproveitar seu humor numa época ingrata, em que ele tinha cada vez menos espaço na televisão. Mas ainda deu tempo de aprender muito com seu trabalho.




Hoje sei de seu valor, de sua contribuição sempre inteligente para a cultura brasileira. Hoje sei do quanto ele foi injustiçado no fim da vida, tendo de implorar por papéis em telenovelas para se manter na ativa. Hoje sei do quanto ele foi fundamental na minha formação. Hoje, vendo na TV reportagens sobre sua morte, sei exatamente o que perdemos.

Mais um Chico que se vai.

Mais uma perda irreparável pro nosso país.

2 comentários:

  1. Nossa muito triste. Perder alguém tão importante para o pais, para TV e para o humor. Como é ruim ver alguém que acompanhamos sempre, morrer, agente tem a sensação de que eles vão existir pra sempre, e de certa forma vão, eles vão estar sempre lá, no registro de seu trabalho e na nossa memória. Chico cumpriu com seu papel. Vai em paz.
    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/2012/03/final-de-fina-estampa-tereza-cristina.html

    ResponderExcluir
  2. uma perda lamentável... o nosso humor tá de luto!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...