quinta-feira, 21 de abril de 2011

Entrevista com Adilson Oliveira - Roteirista do Filme Depois do Escorpião

Amigo, professor dedicado e pai apaixonado. Adilson Oliveira é um forte candidato ao rol dos respeitados roteiristas brasileiros. Pedi que me desse a honra de entrevistá-lo, ele foi muito gentil e eu agradeço. Confira

Adilson é Roteirista, Professor e Artista Plástico
Por Isaac Santos

Pode falar um pouco sobre você?
Adilson Oliveira - Sou o Adilson Oliveira. Nasci na Bahia há exatos 37 anos. Morei naquele estado até os dez anos de idade. Depois, morei em Minas Gerais, Maranhão, Pará e, desde 1993, estou em São Paulo. Aqui, fiz faculdade de Letras, no UNIFIEO. Posteriormente, lato sensu e stricto sensu em Língua Portuguesa, na PUC-SP. Sou professor de graduação e pós-graduação na Universidade Paulista – UNIP, desde 2005. Leciono as disciplinas Literatura brasileira, Morfossintaxe Aplicada da língua portuguesa, Linguística, Interpretação & produção de texto, Comunicação & expressão, entre outras. Além do magistério, sou artista plástico e roteirista de cinema, com dois filmes já em pré-produção: “Depois do escorpião” e “A arca de aprisionamento”.

Como surgiu a paixão por corujas?
Adilson Oliveira - A paixão pelas corujas surgiu quando eu tinha 9 anos de idade. Vi um colecionador de corujas num antigo programa apresentado por Silvio Santos e fiquei apaixonado desde então. Comecei a colecioná-las algum tempo depois. Hoje, minha coleção tem aproximadamente cinco mil peças vindas do mundo inteiro: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Jordânia, Argentina, Japão, Grécia e de várias outras partes do mundo, além, é claro, de todo o Brasil. Compro corujas nas viagens que eu faço e ganho muitas de presente de familiares, amigos e alunos.


Você é primo da Mara Maravilha. Qual a sua relação com a cantora? Acredita que ela possa voltar a fazer televisão?
Adilson Oliveira - Quero ver a Mara Maravilha em todas as mídias com muito sucesso, mas quero, sobremaneira, que ela seja feliz. Sempre que a vejo é na condição de fã. Não consigo me desvincular disso. Eu sou fã desde muito novo, quando ainda morava na Bahia. A admiração foi crescendo, crescendo e tomou uma proporção tal que hoje tenho várias pastas com recortes de revistas e jornais. Tenho todos os CDs, DVDs, discos, com exceção do segundo compacto, que ainda não consegui encontrar. A Mara não tem quase nenhum contato com a família do seu pai, portanto, prefiro não falar sobre parentesco. Prefiro falar sobre o carinho de um fã com sua estrela da vida inteira.

Fã declarado da atriz Maitê Proença. Dentre as novelas Felicidade, Dona Beija e O Salvador da Pátria, qual a sua preferida?
Adilson Oliveira - Eu sou fã incondicional da Maitê Proença. Gosto de mulheres fortes, com personalidade forte e uma história bonita de vida. Por isso, tenho essas duas musas. Gosto de tudo que a Maitê fez na TV, no teatro e no cinema. Das novelas destacadas, gosto especialmente da Helena, de Felicidade – novela de Manoel Carlos, inspirada nos contos do escritor Aníbal Machado. Helena era a protagonista da novela, que fugia aos estereótipos de uma heroína idealizada. Maitê, nessa novela, deu um show de interpretação e imortalizou a sua Helena. Claro que a prostituta Beija e a professorinha Clotilde também são inesquecíveis.

Professor Universitário com carreira sólida e agora também roteirista. Dá pra conciliar?
Adilson Oliveira - Meu caro, minha vida se transformou num redemoinho. Às vezes, deito na cama e não consigo dormir, pensando nos diversos compromissos profissionais que tenho de cumprir. São aulas na graduação e na pós-graduação, com provas, trabalhos e outras funções burocráticas; são reuniões com diretores, produtores para decidir questões relacionadas aos filmes. Apesar do cansaço, posso dizer que estou muito feliz porque ser professor é minha essência e escrever filmes tem sido uma descoberta apaixonante.


Assistiu ao filme Bruna Surfistinha? O que achou?
Adilson Oliveira - Assisti ao filme Bruna Surfistinha com o diretor e uma produtora do “Depois do escorpião”. Gostei do filme, principalmente da atuação da Deborah Secco, que está ótima no papel da protagonista. O filme é bom e fez sucesso. Acho que o público vai sentir interesse em ver a visão da Samantha Moraes, a mulher traída, que teve a sua vida exposta na mídia.

Como foi a experiência de escrever um roteiro baseado em fatos reais da vida da Samantha (mulher que foi traída por seu marido, com a Bruna Surfistinha)? Como surgiu o convite para fazê-lo?
Adilson Oliveira - Escrever “Depois do escorpião” foi uma experiência incrível. Fui professor da Samantha no curso de Arquitetura & Urbanismo e já conhecia a sua história há algum tempo. Quando soube do filme, entrei em contato com ela e, uma semana depois, estava escrevendo o roteiro. Foi tudo muito rápido. Passei três dias na casa do casal Samantha/Marcelo Nascimento ouvindo as suas histórias para pôr no filme. Participei de várias reuniões com o diretor do filme Bruno Azevedo, com o produtor executivo e outros produtores. Será um grande sucesso do cinema nacional porque tem pessoas sérias envolvidas no projeto e muita vontade de contar uma história apaixonante de uma mulher que foi trocada pela prostituta mais famosa do Brasil, teve sua vida exposta na mídia sensacionalista e, inteligentemente, deu a volta por cima.

Esse filme seria uma resposta à história da Bruna?
Adilson Oliveira - O nosso filme é completamente desvinculado do filme do Marcus Baldini. Contamos a história a partir da visão de Samantha Moraes, do seu universo, de suas dores e alegrias. O roteiro está surpreendente e vai, certamente, emocionar o Brasil. O sucesso do filme “Bruna Surfistinha”, obviamente, dará visibilidade ao nosso filme. Isso é positivo para todos.

Das atrizes com possibilidade de interpretar a Samantha, qual a mais indicada?
Adilson Oliveira - Infelizmente, não posso falar sobre isso. Em contrato, fomos proibidos de citar nomes. As atrizes cotadas são Alinne Moraes, Ana Paula Arósio e Fernanda Vasconcelos, conforme já divulgado em sites no Brasil inteiro e até no exterior. O diretor já fechou com a atriz que fará o papel da comissária de vôo Samantha Moraes, mas não posso revelar o nome.

O que podemos esperar de Depois do Escorpião? O elenco já está formado? Em quanto está orçado?
Adilson Oliveira - O filme é orçado em nove milhões de reais. O elenco está parcialmente formado, com nomes conhecidos nacionalmente, direção do Bruno Azevedo e produção executiva do Márcio Rosário. A distribuição do filme está a cargo da maior distribuidora do país. Teremos, em breve, um blockbuster – mais um sucesso do cinema nacional.

Adilson roteirista. Já pensa em outros projetos? Quais são?
Adilson Oliveira - O meu segundo roteiro foi aprovado e será produzido por uma das maiores produtoras do mundo. Não posso ainda revelar o nome. O filme será um infanto juvenil chamado “A arca de aprisionamento” e conta a história de um garoto de quinze anos que, numa viagem com os cavaleiros de uma sociedade secreta, descobre poderes incríveis. É uma história fantástica que vai dar o que falar. O meu próximo roteiro será um thriller político, com direito à corrupção e a muitas falcatruas, espionagens etc. Será a adaptação de um livro-reportagem bombástico de um jornalista aqui de São Paulo. Ainda neste mês, terei uma reunião para acertar detalhes do projeto.


O Posso Contar Contigo? agradece pela atenção e deseja que todo o seu planejamento se concretize.
Adilson Oliveira - Meu caro, muito obrigado. O “Posso contar contigo” já é um sucesso. Desejo a você e a todos os seus leitores muito sucesso e a concretização de todo os sonhos. Paz a todos.

24 comentários:

  1. valeu Adilson... torço muito por você, amigo... Ansioso pela estréia de Depois do Escorpião. Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Meus Parabéns!!!
    Eu desejo todo o sucesso do mundo para você.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que demais!!!! Amei!!! SUCESSO SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  4. Show Adilson,
    òtima entrevista e claro sem esquecer a "Nossa Musa Maitê"
    Sucesso pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Adilson que privilegio ter tido você como mestre,torço muito por você e pode ter certeza, sua vida será sucesso absoluto bjs.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Adilson!!!
    Você é especial em tudo que faz!!!
    Sucesso Sempre!!!

    ResponderExcluir
  7. TENHO A HONRA DE SER AMIGO E FÃ DE ADILSON OLIVEIRA!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Adilson! Grande prof e amigo!

    É bom demais te ver na cauda deste cometa chamado sucesso!!! seguuuuuraaaaadilsonnnnn!

    Abraços fraternos!
    joseamericomachado@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Pessoal,

    muito importante a visita de vocês... voltem mais vezes!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns...

    Isaac pelo blog e professor pelo sucesso também como roterista!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelo elogio, Isaac...Também adorei o seu blog, você é muito talentoso, assim como o Adilson!

    abraço!

    http://elviswollinger.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii meu queridooo, mta sorte e mta luz pra vc... que Deus continue te abençoando!!
    bjs
    Mara Medeiros

    ResponderExcluir
  13. Meu professor querido. Um orgulho enorme de poder contar com vc. Seu sucesso eh nossa alegria!
    Morro de saudades. ;* bejos

    ResponderExcluir
  14. Ele é ótimo... Se não, não seria o Adilson, Professor querido de tantos e Admirado por muitos!!! Tem amor e uma Paixão indiscritível por Tudo o que Faz... Parabéns, muito Sucesso e felicidades, Sempre!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  15. Este é o meu Professor Adilson, mantenho as palavras que disse no Sarau deste ano, á quem eu tenho um enorme respeito, grande consideração e carinho!!! E tenho muito orgulho de ser seu aluno. Ah, e eu também já colaborei com a coleção do meu Professor Adilson com uma corujinha de pedra!!!
    Go, go Professor Adilson Go!!! Cyro do Nascimento

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado, meus queridos, pelas palavras lindas, que aquecem a minha alma.
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  17. Adilson é um grande professor.
    Sempre digo que existem algumas coisas que levamos por toda nossa vida, um bom professor é umas delas e, depois da familia, é a base do nosso sucesso.
    Um profissional admirável!
    Adilson te desejo felicidade porque talento e sucesso você já tem!!!

    ResponderExcluir
  18. Ótimo ler esta entrevista e conhecêr melhor o teu trabalho. És indiscutivelmente um excelente professor. Seu aluno,
    Paulo Eustaquio de Andrade

    ResponderExcluir
  19. Adriana Dos Anjos Silva24 de junho de 2017 às 10:30

    Conheci o professor Adilson a pouco, e só tenho a dizer um profissional de peso, sempre demonstrando amor pelo o que faz, desejo a ele toda a sorte do mundo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...